Skip to content

“O Casamento do Pequeno Burguês” entra em temporada neste sábado (2)

Montagem  de  adaptação de texto de Bertolt Brecht do Livre Teatro pode ser vista até dia 6 de dezembro, no Centro Cultural SETA

O LONDRINENSE com assessoria

O Livre Teatro estreia neste  sábado (2), às 20 horas, a sua primeira montagem: “O Casamento do Pequeno Burguês”,  no Centro Cultural SETA (Rua Guararapes, 579).  O espetáculo é uma livre adaptação da peça do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, de 1919.  A comédia, com contornos de tragédia do cotidiano, mesmo depois de mais de 100 anos de  sua primeira montagem, segue atual, colocando em cena questões como modelo ideal de família, violência de gênero, velhice, fidelidade, entre outros tabus e costumes que  constituem as relações  humanas. A peça será reapresentada até quarta-feira (6), sempre às 20 horas, no Centro Cultural SETA. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla.

Família pequeno-burguesa

Na montagem dirigida pelo dramaturgo, diretor e ator Luan Valero, uma  tradicional família pequeno-burguesa se reúne para o jantar em comemoração ao casamento de Jacob e Maria. Entre pedaços de bacalhau e taças de  vinho, a temperatura e os ânimos se elevam. E assim, mistérios e segredos,   escondidos por detrás das máscaras sociais com que cada um dos  personagens se apresenta quando está  de cara limpa, vão se revelando. 

Nesse desmoronar de fachadas, cacos e sobras de dignidade humana se misturam com o entulho da casa onde o jovem casal passará o resto de  seus dias. A casa, aliás,  é elemento fundamental nesta montagem, ultrapassando o papel de mero cenário. Montada para ser encenada em um espaço não convencional, a peça ocupará o lugar onde antes havia uma casa de madeira, tipicamente londrinense, que foi demolida este ano. Na trama, a casa ganha status de personagem catalisador dos conflitos desses homens e mulheres, encobertos pelo reboco trincado da hipocrisia. Tudo está prestes a ruir.

“O Casamento do Pequeno Burguês”, na sua versão original, é uma das primeiras produções de Brecht. Valero ressalta que, nesta peça, o autor, influenciado pelo expressionismo alemão, apresenta um texto que, em muitos aspectos, se difere daqueles que viriam a ser marcos do chamado Teatro Épico, como “O Círculo de Giz Caucasiano”, “Mãe Coragem e Seus Filhos” e “Os Fuzis da Senhora Carrara”. “Brecht tem, em ‘O Casamento do Pequeno Burguês’, uma abordagem mais próxima de um teatro popular, apresentando tipos, antes de personalidades singulares, humor sagaz e, necessariamente, político”, observa Valero.

Livre Teatro

A montagem da peça é resultado do curso livre de teatro promovido pelo  Livre Teatro, do diretor Luan Valero, em parceria com o Centro Cultural SETA. “O projeto Livre Teatro nasce de uma iniciativa independente, que tem como objetivo compartilhar uma experiência teatral com pessoas que nunca tiveram uma  vivência nessa arte, com outras que já passaram pelo fazer teatral”, comenta Valero. O grupo, bastante heterogêneo, é formado por profissionais liberais das mais diferentes áreas e estudantes, com idade entre 16 e 54 anos.

Espetáculo O Casamento do Pequeno Burguês entra em cartaz neste sábado (2) e vai até dia 6. O grupo é formado por profissionais liberais
Foto: Pedro Bruschi/Divulgação

Valero afirma que a condução do processo proposto pelo Livre Teatro busca ser inclusiva. “Essa inclusão acontece de acordo com a colaboração que  cada integrante pode e deseja ter no processo criativo”, explica. Dessa forma, os atores foram convidados a criar intervenções próprias na adaptação do texto original, e aqueles que toparam o desafio, mais do que “cacos” em suas falas, acrescentaram o que o diretor chama de poesia do personagem/ator. Assim como também puderam participar de  etapas da produção da montagem.

Segundo ele, o trabalho  de direção “se vale da transparência para valorizar o diálogo entre quem está chegando agora e quem já tem alguma experiência”.   “Há papéis e funções, mas sem hierarquias. Tem sido assim o Livre Teatro”, diz o  diretor.

Ficha técnica:

. Abner Ramos…….…….………O Noivo da Noiva

. Allan Tivanello………….……..O Amigo do Noivo

. Giovana Lopes………….……..A Noiva do Noivo

. Guto Rocha………….…………O Pai da Noiva

. Hadassa Vitória………….…….A Madame, esposa do Marido

. Isabela Molina………….……..A Mãe do Noivo

. Rafael Rocha…………….…….O Marido da Madame

Texto original: Bertolt Brecht 

Direção e Adaptação: Luan Valero

Produção: Luan Valero e Cia Bergamota

Figurino: Sofia Marques

Maquiagem: Giovana Lopes 

Identidade visual: Sofia Cornwell

Fotografia: Pedro Bruschi

Social Média: Isabela Molina

Assessoria de imprensa: Guto Rocha

Oficina de comédia: Adalberto Pereira

Realização: Livre Teatro e Centro Cultural SETA

Serviço:

“O Casamento do Pequeno Burguês”

Quando: De 02  a 06 de Dezembro de 2023
Ingressos:
preço único R$ 12,50+R$2,50 (taxa sympla)

Link para compra de  ingresso: https://www.sympla.com.br/produtor/livreteatro

Realização: Livre Teatro e Centro Cultural SETA

LEIA TAMBÉM – Racismo nas relações de consumo… O que fazer?

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.