Igrejas de Londrina recebem Mostra de Música de Câmara

solistas 2

As apresentações acontecem aos domingos, nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro, em igrejas da cidade, com entrada gratuita e classificação livre

O LONDRINE̅NSE com assessoria

A 14ª Mostra de Música de Câmara começa neste domingo (1º), celebrando os 90 anos de Londrina, com a série “Música nas Igrejas” com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. As apresentações acontecerão aos domingos, nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro, em igrejas da cidade, com entrada gratuita e classificação livre.

No domingo (1º), às 11h, a Orquestra se apresentará no Santuário Nossa Senhora do Silêncio (Rua Comandante Carlos Alberto, 222, Jardim Caravelle) e, às 19h30, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Rua Santo Estevan, 70, Vila Siam).

No dia 8 de dezembro, a partir das 19h30, a apresentação ocorrerá no Santuário Nossa Senhora de Aparecida (Rua Grajaú, 257, Vila Nova). No dia 15, encerrando os concertos nas igrejas, às 10h30, o concerto será na Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Rua Darcirio Eger, 568, Shangri-lá).

No repertório serão executadas obras de Vivaldi, Händel, Bach, Mozart, Schubert e Piazzolla, além de canções tradicionais de Natal. O diretor artístico da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, Evgueni Ratchev, explicou que o repertório foi escolhido pensando em criar um desenho musical que vai da espiritualidade barroca de Vivaldi, passa pelo equilíbrio clássico de Mozart e Schubert, e termina com a intensidade contemporânea de Piazzolla.

“Muitas dessas composições nasceram dentro das igrejas, principalmente, no Renascimento quando o clero contratava e incentivava os compositores. Schubert e Mozart, conhecidos por suas melodias expressivas, também contribuíram com um repertório sacro notável. Vivaldi, Bach e Händel são considerados os grandes mestres da música sacra”, contou Ratchev.

Mostra de Música de Câmara

A 14ª edição da Mostra de Música de Câmara traz como tema “Diálogos: Música e Formação” e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Até dezembro de 2025, levará uma programação de alta qualidade musical para diversos espaços da cidade. Além da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, residente da Mostra, o evento também contará com solistas de renome internacional em sua programação.

Irina Ratcheva, coordenadora da Mostra, disse que os eventos nas igrejas têm, como objetivo, recriar o espaço da música e ampliar a Mostra. “A série Música nas Igrejas traz obras da literatura musical barroca e clássica e tem o propósito de formar plateias e levar música de qualidade para espaços que não são as tradicionais salas de concertos”, detalhou.

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

Criada em 1998, a Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” tem direção artística do violinista e maestro Evgueni Ratchev. Em mais de duas décadas foram inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais, concertos memoráveis ao lado de artistas consagrados. É considerado um dos grupos camerísticos mais conceituados do país.

A 14ª Mostra de Música de Câmara começa neste domingo (1) e vai se estender por todo 2025. A estreia, com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, acontecerá nas igrejas de Londrina, aos domingos
Fotos: Fábio Alcover

Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Além disso, desenvolve um projeto inédito no Brasil, de registro fonográfico de obras de compositores brasileiros, denominado Retratos Brasileiros. O CD Retratos Brasileiros – obras para Cordas de Edino Krieger, foi selecionado entre os três finalistas da 24ª Edição do Prêmio de Música Brasileira. Durante a sua trajetória, recebeu importantes Prêmios da Funarte, além de conquistar o Prêmio Tim de Música Brasileira, em 2003, com o CD “Imagens Brasileiras”. Desde 2011, realiza a Mostra de Música de Câmara com concertos em igrejas e teatros.

Programação

1º de dezembro, às 11h – Santuário Nossa Senhora do Silêncio

(R. Cmte. Carlos Alberto, 222 – Jardim Caravelle);

1º de dezembro, às 19h30 – Paróquia Nossa Senhora de Lourdes

(Rua Santo Estevam, 70 – Vila Siam);

8 de dezembro, à 19h30 – Santuário Nossa Senhora de Aparecida

(Rua Grajaú, 257 – Vila Nova);

15 de dezembro, às 10h30 – Paróquia Nossa Senhora do Carmo

(R. Darcirio Eger, 568 – Shangri-lá).

LEIA TAMBÉM – Consciência Negra e sustentabilidade: porque um planeta diverso é sustentável

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress