Evento acontece na terça (13) de Carnaval, no Cafezal, com feirinha, música, gastronomia e apresentações culturais
O LONDRINENSE com assessoria
Na próxima terça-feira (13), londrinenses já têm ponto de encontro marcado, com muita música, artesanato, gastronomia, brechós e apresentações artísticas na 1ª. Mostra Cultural e 52ª. a Feira Black do Coltivo Black Divas. O evento acontece das 14h às 22h, no Conjunto Cafezal, e tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo.
Com 20 anos de atuação consolidada na promoção do empoderamento e da emancipação da população negra em Londrina, esta é a primeira vez que o Coletivo Black Divas acessa um financiamento para suas ações. A emoção é grande entre as integrantes.
“Nossa feira já começou há bastante tempo, é a 52ª. edição! Mas agora faremos a mostra com edital da cultura. E está muito bacana. Teremos o pessoal da gastronomia, do artesanato, os brechós e as apresentações artísticas que são excelentes, de qualidade mesmo, como a gente sempre sonhou”, declara a coordenadora do coletivo, Sandra Aguilera.
O edital prevê outras três edições da Mostra Cultural ao longo do ano. As datas ainda serão divulgadas.
A Mostra Cultural e Feira Black contam com apoio e parceria da Secretaria Municipal da Mulher e apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), Copel e Prefeitura Municipal de Londrina.
Programação cultural
Apresentações artísticas, culturais e musicais compõem o evento. Às 17h tem apresentação de danças urbanas; às 18h, voz e violão com Regi Oliveira; 19h, Pagode da Quebrada e às 20h, Black Power Soul. Todo o evento contará com interpretação em libras por Gabriela Alves.
Outras atrações imperdíveis ficam por conta da Associação Esportiva Reverence de Ginástica Rítmica, às 15h; do Jazz Ballet da Escola de Dança Carol Aleixo, às 16h30; e do Centro de Treinamento de Taekwondo Morumbi, às 17h30.
A cultura afro segue representada entre os expositores e expositoras, como Luciane Santos e suas bonecas da Zuri Bonecas Artesanais.
“Acreditamos na força do empreendedorismo negro e da comunidade negra, e precisamos valorizar as pessoas das mais diversas áeres da nossa cultura sempre. Então realizar um evento voltado às pessoas que querem valorizar suas trajetórias é extremamente forte e importante; somar e estar em espaços que as pessoas são inspiradoras é incrivel e o melhor é contruibuir para que todas/os/es sejam um marco da representatividade na vida de outras/os/es empreendedores negros/as, que um dia serão assim. Esse sentimento de ser e acontecer o nosso povo merece, e consquistou isso lá quando construiu o Brasil. Portanto estar em lugares como a Feira Black Empreendedorismo e Mostra Cultural é representatividade pura! Sabe o sentimento de querer estar nesse evento? É o que realmente estamos sentindo agora”, finaliza Sandra Aguilera.
Sobre o Coletivo
Fundado em 2003, o Coletivo Black Divas atua com foco no empoderamento e emancipação de mulheres negras, especialmente nas comunidades periféricas de Londrina. Em junho de 2023, o coletivo obteve o título municipal de utilidade pública, concedido a partir de projeto de lei apresentado pela vereadora Lu Oliveira.
Dentre as ações desenvolvidas pelo Black Divas estão campanhas de combate à violência contra as mulheres; desenvolvimento e apoio a projetos nas áreas da cultura, esporte, educação, meio ambiente, saúde, assistência social, segurança pública e geração de renda; fomento ao empreendedorismo – sempre com foco no combate ao racismo.
Durante a pandemia o coletivo teve papel essencial no combate ao avanço da miséria nas comunidades periféricas, promovendo campanhas de doação de alimentos e vestuário.
Serviço: 1ª. Mostra Cultural e 52ª. Feira Black
Local: Av. Presidente Eurico Gaspar Dutra, 1117 – Conjunto Cafezal
Data: 13/02/2024
Horário: das 14h às 22h