Inspirado nas tradições do povo xavante, o livro Elefante, da Editora Evoluir, conta uma história repleta de afeto e aprendizados. Além de adquirir a obra, o público poderá participar de duas oficinas ministradas pela autora, Angela Pappiani, durante o evento
O LONDRINENSE com assessoria
Uma linda história de amizade e afeto vivenciada no contexto da riqueza da cultura indígena, que encanta as crianças e convida os adultos à reflexão. Assim é o livro infantojuvenil Elefante, lançamento da Editora Evoluir que será apresentado durante duas oficinas ministradas pela autora, Angela Pappiani, nos dias 20 e 21 de agosto, como parte da programação do 13º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (PR). Além de adquirir a obra, o público poderá participar de atividades durante os encontros, que têm o apoio da Secretaria Municipal de Educação e são gratuitos, com vagas limitadas.
LEIA TAMBÉM
Com muitas ilustrações coloridas e linguagem leve, o livro inicia quando o pai de Uti traz uma surpresa para a aldeia: um filhote de anta. Ele recebe o nome de Elefante e logo é acolhido pelo menino e sua irmã. Todos adoram as suas brincadeiras. Um dia, porém, depois de crescido, ele some. Uti também cresce e inicia os rituais que o prepararão para a vida adulta. Mas o laço de amizade entre eles é forte e os dois ainda se encontrarão muitas vezes.
Obra infantojuvenil baseada em fatos reais
Mais do que apenas uma aventura da imaginação, recheada de aprendizados sobre os povos originários e sua contribuição essencial para a cultura brasileira, o livro é baseado também em fatos reais, como conta Angela. “Embora Uti seja um personagem fictício, existiu de verdade uma anta, que apareceu na aldeia xavante ainda filhote e viveu por lá bastante tempo. Tive contato e brinquei com ela algumas vezes. Um dia ela desapareceu e causou muita preocupação, mas depois voltou com seu filhote, o que emocionou a todos e a mim também, pois ela teve confiança de levá-lo para o lugar onde cresceu”.
Quando foi convidada pela Evoluir para escrever uma obra infantojuvenil, Angela destaca que chegou a sonhar com esse acontecimento. “No dia seguinte de manhã já tinha a história. Achei que era um chamado para falar sobre a anta e também sobre a ameaça que os animais do cerrado sofrem por conta das fazendas de monocultura e da construção de estradas. E ainda da relação de amizade possível e verdadeira entre as pessoas, especialmente no povo indígena, que valoriza muito a natureza e todos os seres”.
Diversidade cultural e futuro sustentável
Angela revela que grande parte de sua inspiração para a realização de Elefante veio de sua convivência de quase 40 anos com o povo xavante. “Antes mesmo de conhecer o povo xavante, já havia me casado com uma pessoa indígena de outra etnia, com quem tive duas filhas que assumem a identidade do pai e quatro netos. É uma relação de amizade, de família, de muitos trabalhos realizados em parceria, sempre a partir da vontade deles, como livros, documentários e apresentações de canto e dança. Isso me proporcionou momentos incríveis e fui aprendendo a amar o cerrado – esse bioma maravilhoso e, muitas vezes, esquecido – e a me ligar aos sonhos e aos rituais do povo xavante”.
A autora reforça a importância de levar a diversidade e a riqueza dos povos originários e das relações de afeto para o público infantil. “Eu acredito demais na força das crianças e na capacidade de se relacionarem com nosso planeta de um jeito mais puro, verdadeiro e integrado, assim como o povo indígena faz. Eles sempre cuidaram desse lugar onde estamos vivendo e agora precisam da nossa colaboração para que tenham seus direitos respeitados. Seremos melhores e mais felizes se prestarmos atenção na natureza e nos outros seres humanos com amor”, conclui.
Serviço
Histórias para manter o céu suspenso – Oficina com Angela Pappiani
Data: 20 de agosto de 2024 – terça-feira
Horário: 14h às 17h
Local: Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Departamento de Pedagogia – Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380 – Campus Universitário, Londrina
Participantes: formadores, estudantes de pedagogia, contadores de histórias e público em geral
Número de vagas: 60 vagas.
Inscrições: neste link
Evento gratuito
Histórias para manter o céu suspenso – Fogueira Oficina com Angela Pappiani
Data: 21 de agosto de 2024 – quarta-feira
Horário: 19h
Local: Vila Cultural Casa da Vila – Rua Uruguai, 1656 – Vila Brasil, Londrina
Participantes: educadores e público em geral
Inscrições: neste link
Evento gratuito
O livro Elefante também pode ser adquirido no site da Editora Evoluir.
Sobre a Editora Evoluir
A Editora Evoluir acredita que a literatura é uma ferramenta de aprendizagem, mas também uma fonte de prazer. Inspirando os professores a escolher e mediar leituras relevantes para crianças e adolescentes, seu propósito é tornar o Brasil um país de leitores. Com um acervo diverso e recheado de títulos com temas como educação socioemocional, protagonismo, cidadania, diversidade, musicalidade e meio ambiente – tudo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a editora já distribuiu mais de 10 milhões de livros para escolas públicas do Brasil ao longo de 25 anos de história.