Mostra chega ao Canto do MARL com a proposta de conectar periferia e centro através da fotografia
O LONDRINENSE com assessoria
Até o dia 6 de novembro, a exposição fotográfica Coletivo FotoFlores – Movimento em Construção poderá ser visitada no Centro de Londrina. A exposição – que ficou 15 dias, em outubro, na Ocupação Flores, na zona norte, agora está na Vila Cultural Canto do MARL (avenida Duque de Caxias, 3241), onde pode ser visitada às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, sempre das 19h às 21h. A entrada é gratuita.
De acordo com o fotógrafo e advogado Gabriel Melhado, cofundador do grupo e coordenador das atividades, a proposta de expandir a exposição para além das fronteiras do Flores do Campo visa romper o isolamento geográfico e político do bairro, estabelecendo pontes entre a periferia e o centro.
Ele destaca que, durante os dias em que a exposição esteve aberta na Ocupação, aproximadamente 400 pessoas, entre moradores do próprio bairro e de outras regiões da cidade, puderam apreciar o trabalho do Coletivo. “Estamos orgulhosos desse número de visitantes e conhecemos bem as barreiras – físicas e simbólicas – que separam o Flores do restante do município. A ideia agora, com o novo local, é diversificar e ampliar o público espectador, valorizando a arte e os artistas do nosso Coletivo”.
“Levar a exposição para o Canto do MARL, um espaço ocupado pelo Movimento dos Artistas de Rua de Londrina em 2016, significa reconhecer a importância das lutas populares por acesso à moradia, cultura e educação”, avalia.
Mostra FotoFlores

Formada por 84 fotos de diversos tamanhos, impressas em alta qualidade em papel algodão, a exibição reúne fragmentos íntimos do dia a dia do Ocupação Flores do Campo capturados ao longo dos últimos cinco anos. Com coparticipação da Divisão de Artes Plásticas (DaP) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na curadoria e expografia, a exposição tem textos de apoio em português e espanhol.
Além de poder enxergar a realidade através do olhar dos membros do Coletivo, quem visitar a exibição no Canto do MARL terá a chance de levar para casa cartazes, pôsteres, fotografias, cartões postais e copos personalizados. Os valores arrecadados com as vendas serão revertidos para financiar as atividades futuras do FotoFlores.
Em 2024, o grupo conta com patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). No perfil do Instagram @coletivofotoflores é possível acompanhar a produção dos jovens fotógrafos.
Programação – Entre 16 de novembro e 13 de dezembro, o público terá a última oportunidade para conferir a exposição em Londrina. A mostra poderá ser visitada na DaP/UEL, situada na rua Pernambuco, nº 540, também no Centro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h30, e visitas mediadas poderão ser agendadas pelo telefone (43) 3322-6844. Em 2025, a expectativa é fazer a exposição circular por outros centros urbanos.
Serviço
Exposição Coletivo FotoFlores – Movimento em Construção
Até 6 de novembro
Visitação: Segundas, terças, quartas e sextas-feiras, das 19h às 21h
Na Vila Cultural Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, nº 3.241 – Centro)