Festival Internacional de Teatro de Londrina também terá apresentações gratuitas na Concha Acústica, com o espetáculo Por um X e Cabaré na Concha
O LONDRINE̅NSE com assessoria
O Festival Internacional de Londrina – FILO 2025 traz três espetáculos – dois gratuitos – na programação de hoje. O destaque vai para o monólogo Cartas Libanesas, com o ator Eduardo Mossri, que se apresenta às 20h30, no Cine Teatro Ouro Verde. Mas também haverá apresentações na Concha Acústica: às 19 horas, o palhaço Petúnio, interpretado pelo ator Den Macedo, tentará de tudo para impressionar o público em Por um X. Na sequência, acontece o Cabaré na Concha que traz a banda Caburé Canela com o show “Cabeça de Cobre”.
Cartas Libanesas
Com mais de 200 apresentações no Brasil e no exterior, o monólogo “ Cartas Libanesas ” (SP) retrata a trajetória dos imigrantes libaneses que desbravaram o Brasil em busca de novos caminhos. A peça, inspirada em histórias reais e cartas da família do ator Eduardo Mossri, revive memórias de coragem, saudade e resiliência, enquanto revela as aventuras e desafios de Miguel, um mascate libanês no início do século XX. Com texto de José Eduardo Vendramini e direção de Marcelo Lazzaratto (SP). No final da apresentação, haverá bate-papo com o ator. Classificação indicativa: 12 anos. Com apresentação em LIBRAS.
A montagem fala da Imigração Libanesa no Brasil por meio de depoimentos reais – a história de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias histórias para refletir sobre a imigração. É uma ode de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram nossa identidade cultural.
Com texto de José Eduardo Vendramini, direção de Marcelo Lazzaratto e atuação de Eduardo Mossri, o monólogo “Cartas Libanesas”, de São Paulo, destaca em cena histórias reais de imigrantes libaneses no Brasil.
A ideia da montagem surgiu em 2009 quando Mossri encontrou as cartas que sua avó recebia do avô, imigrante libanês que tentava ganhar a vida no Brasil no início do século XX. Mossri levou as cartas para Vendramini, que também tem ascendência libanesa, e deram início ao desenvolvimento da dramaturgia. Além das cartas, o autor pesquisou relatos verídicos de imigrantes libaneses no Brasil para construir esse requintado monólogo.
Com mais de 200 apresentações no Brasil e no exterior, “Cartas Libaneses” foi o espetáculo convidado para a abertura do Festival de Teatro Internacional de Tanger, em Marrocos, e a convite do Consulado Libanês e da Embaixada Brasileira apresentou no Théâtre Monnot de Beirute e na The Holy Spirit University of Kaslik, no Líbano. A peça foi indicada aos Prêmios Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Aplauso Brasil de Melhor Autor, em 2015.
Em tempos em que os fluxos migratórios continuam tão presentes em busca por melhores condições de vida e o respeito pela diversidade é ainda urgente, Mossri reflete: “O meu papel enquanto artista é trazer essa reflexão por meio de histórias do passado que reverberam até hoje pelo viés emocional, que eu acho que é a melhor maneira de tocar as pessoas”.
O ator
Bacharel em Interpretação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eduardo Mossri tem 20 anos de carreira no teatro. “Cartas Libanesas” é seu segundo monólogo, com o qual participou de inúmeros festivais, como o X Festival de Teatro Internacional de Tanger – Marrocos. No audiovisual, entre seus últimos trabalhos estão a novela “Órfãos da Terra” (Rede Globo, premiada com o “Emmy Awards”), a série “Escola de Gênios” (Gloob) e os filmes “Amor sem Medidas”, direção de Alexandre Machado, e “Todas as Razões para Esquecer”, de Pedro Coutinho, ambos para a Netflix.
Por um X

Fruto do Trabalho de Conclusão de Curso em Artes Cênicas do ator de Den Macedo (UEL), o solo protagonizado pelo palhaço Petúnio tentará de tudo para impressionar o público, formado por crianças de todas as idades! Para provar que é um ser humano forte e cheio de imaginação, o elegante palhaço entra num jogo com objetos e com o espaço, perseguindo as próprias vontades. Extrapola limites de forma patética, e com soluções inesperadas. O espetáculo acontece na quinta-feira (13/02), às 19h , na Concha Acústica (Praça 1º de Maio). Classificação indicativa: Livre. Gratuito.
Cabaré na Concha: Caburé Canela

O show “ Cabeça de Cobre” , com a Banda londrinense Caburé Canela , promete apresentar ao público uma exploração instigante de timbres, com signos e sons investigados de forma elétrica e poética. O grupo se destaca na cena musical pelo seu sotaque singular em que perpassa pela influência dos cantos populares do Brasil, do universo pop, da música negra mundial e do campo das experimentações sonoras. O show acontece na quinta-feira (13/02) , às 20h , na Concha Acústica (Praça 1º de Maio). Classificação indicativa: Livre. Gratuito.
Foto principal: Credito Leeyung Kim
Serviço:
Festival Internacional de Londrina – FILO – Etapa Fevereiro 2025
De 6 a 16 de fevereiro
Realização : Usina Cultural
Apoio : Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina
Patrocínio : Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)
Parceria : Concha – Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico
de Londrina e Feira Gastronômica Londrina Mais informações: www.filo.art.br