Skip to content

Canto do MARL e Quizomba realizam programação cultural neste domingo (16)

Ação, que comemora os 10 anos do MARL, terá como tema a conscientização sobre a questão indígena e o combate ao racismo; evento também visa arrecadar recursos para a reforma da Vila Cultural

O LONDRINENSE com assessoria

Neste domingo (16), das 15h às 22h, o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL) e o Coletivo Quizomba promovem uma série de atividades culturais na Vila Cultural Canto do MARL (Avenida Duque de Caxias, 3.241). As 100 primeiras pessoas que chegarem ao local entre as 15h e as 16h, não será cobrada a entrada. Após esse período, o ingresso terá o valor de R$ 15.

Realizado como parte das celebrações do aniversário de 10 anos do MARL, o evento tem o objetivo de arrecadar recursos para a reforma da Vila Cultural. Além disso, a ação também tem como foco a conscientização para o combate ao racismo, e integra as programações das campanhas UEL na Luta Contra o Racismo e Abril Indígena, organizadas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Dessa forma, as atividades contarão com a participação da Comissão Universidade para os Indígenas (CUIA) e da Articulação dos Estudantes Indígenas da UEL – Artein.

Durante a programação, haverá uma feira com sete expositores, que comercializarão produtos como camisetas, histórias em quadrinhos, botons, broches e colares, entre outros. Também estarão presentes o food truck Muchachas, e as produtoras de alimentos Mãe Cláudia, que levará acarajés, e Mara Tapajós, com pastéis e outros salgados.

Às 16h, será realizada a roda de conversa “Cultura e o Combate ao Racismo”, com participação de duas lideranças indígenas – Gilza Kaingang e Ana Lúcia Yvoty, da etnia Guarani Nhandewa – e de duas representantes do movimento negro, Luiza Braga e Fiama Heloísa. O evento inclui ainda apresentações artísticas e musicais dos grupos Bumba Meu Boi Estrela da Vila, Coletivo Máfia e Abacate Contemporâneo.

O produtor cultural e integrante do MARL, Binho Prado, explicou que os recursos arrecadados através da venda de ingressos e de parte da comercialização dos produtos serão destinados ao projeto de reforma e revitalização do prédio público que sedia o espaço. Ainda segundo Prado, o evento visa aproveitar a visibilidade deste mês, quando são realizadas diversas comemorações alusivas ao Dia dos Povos Indígenas – celebrado em 19 de abril – para promover uma discussão sobre as questões indígenas.

“Estamos somando esforços para o combate ao racismo com o Coletivo Quizomba, que já tem uma atuação de destaque nessa área. As ações do Quizomba são muito conhecidas na cidade, e por isso aproveitamos esse evento para também chamar a atenção para a causa indígena”, disse.

A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.