Adelaide, Cora e Frida prometem arrancar gargalhadas com uma coreografia bem diferente das danças clássicas, em montagem da Grita Companhia de Palhaças
O LONDRINENSE com assessoria
Abrindo as comemorações do Dia das Crianças, nesta quarta-feira (11), véspera do feriado, o Festival de Dança de Londrina abre espaço para o riso, com o espetáculo “As Multidançarinas”, da Grita Companhia de Palhaças, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. A montagem, que nasceu em 2017 a partir de um desejo comum pela investigação da comicidade feminina por meio do jogo na palhaçaria e como um número apresentado em eventos e cabarés de e variedades, foi se aprimorando e reestreou em 2023 totalmente renovada, com direção do também palhaço Gerson Bernardes e consultoria em dança do bailarino e coreógrafo Cláudio de Souza.
LEIA TAMBÉM
Em cena, as palhaças Adelaide, Cora e Frida dançam e conduzem seu par (o público) em uma coreografia diferente. Sem utilizar a palavra, apenas com seus corpos excêntricos e movimentos fora do comum, levam o público a refletir sobre o fato de a dança ser uma atividade destinada a todos que querem dançar. E, apesar da ausência de palavras, as três mostram que o corpo fala – com ruídos, olhares, ações e gestos muito particulares.
As Multidançarinas: Em busca da aceitação
Os variados ritmos conduzem o jogo entre três figuras muito específicas. A criança desengonçada que foi obrigada pela mãe a fazer aula de balé e não decorou um passo sequer da coreografia; a bailarina aplicada e mandona, que acredita ser a melhor bailarina do espetáculo e manda e desmanda nas parceiras de dança; e a garota que não faz a menor ideia do que está fazendo ali, mas se remexe toda empolgada. Um questionamento é o fio condutor das três personagens: quais coreografias seguir, numa sociedade ainda tão cheia de preconceitos, para sentirem-se aceitas, “normais”, parte do todo?
O Festival de Dança de Londrina 2023 é uma realização da APD (Associação dos Profissionais de Dança de Londrina e Região Norte do Paraná) e tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), com apoio institucional da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Conta ainda com o apoio cultural da Rádio UEL FM.
Ficha técnica:
Elenco: Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari
Direção: Gerson Bernardes
Consultoria em dança: Cláudio de Souza
Figurinos: Mariana Ferrari
Cenário: Juliana Galante
Iluminação: Gerson Bernardes
Sonoplastia: Juliana Galante
Costureira: Cida de Paula
Apoio: Vila Triolé
Realização: Grita Cia. de Palhaças
Serviço:
“As Multidançarinas” – Grita Cia. de Palhaças (Londrina – PR)
Dia: 11 de outubro (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Classificação indicativa: Livre
Ingressos para espetáculos:
R$20 e R$10 (meia-entrada)
Vendas On-line pelo Sympla
Vendas presenciais: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Horário de funcionamento: das 16 horas até o início do espetáculo