Arte Urbana em exposição no Sesi

Karina Rampazzo - Proposta.indd

Mostra, que começa hoje, contará com ações de artistas de Londrina e outros Estados

Vinícius Fonseca

Especial para O LONDRINENSE

O Centro Cultural Sesi/AML recebe a partir de hoje (3), a 5ª edição da “Semana de Arte Urbana do Sesi” (SAUS). A abertura do evento está prevista para as 19 horas, com a exposição “Plano de fuga”. Todas as ações terão entrada gratuita.

A mostra deste ano conta com trabalhos de artistas de locais e interestaduais vindos, São Paulo, Santa Catarina, entre outros. Curadora da mostra pelo segundo ano consecutivo, Carolina Sanches explica que, para 2019, o questionamento sobre o que pode ser considerado urbano deu origem a seleção do que será apresentado. “É um olhar mais diário, de coisas que estão no jornal, no papel, em uma pedra, em um gibi. Coisas que fazem parte do nosso dia a dia”, aponta.

Carolina esclarece que serão apresentadas, ao público, ações de 13 diferentes artistas, que vão desde pinturas em parede, até dança e música. Algumas permitirão, inclusive, que os visitantes participem diretamente de sua realização.  

Logo na abertura, nesta quarta-feira, o artista Silfarlem Oliveira apresenta, “Dos vadios aos vagos”, que consiste na disponibilização de crachás aos presentes no evento. Ele conta que, em suas frentes, as peças apresentam as palavras, “Ocupado” e “Desocupado – que podem ser invertidas-, já em seu verso são das sugestões ao detentor do crachá sobre as atividades com as quais ele pode se considerar ocupado ou não. “O visitante poderá levar o crachá que estará no espaço junto a outros, interferindo na obra”, conta.

O projeto nasceu em 2016, em parceria com o artista londrinense Leto Santos e visa questionar o que pode ser considerado como ocupação do indivíduo. Oliveira lembra que entre anos 1942 e 2012, o Código Penal Brasileiro enquadrava a vadiagem como uma contravenção penal. “A ideia é pensar na ocupação dos corpos com coisas que não estejam necessariamente ligadas ao trabalhar”.

Outra ação que estará exposta leva o nome de “Eu não sou vista”, assinada por Carolina Moraes. A autora revela que o ponto central é fazer com que as pessoas voltem sua atenção para objetos ou paisagens que não são vistas, quanto se questionem quanto ao que se entende por ser visto. “A frase remete ao objeto que o espectador, às vezes, deixa de perceber mais também questiona a visibilidade da própria pessoa”, diz ela

Dando sequência a SAUS, na quinta-feira (4), Oliveira realizará uma conversa aberta com o público, intitulada “Falação – um conto de vista dentro de um plano de fuga”, a partir das 19h30, onde pretende falar com os espectadores sobre diferentes aspectos da arte urbana. No mesmo dia haverá, no centro cultural, uma videotecagem sob os cuidados de João de Carvalho.

No dia seguinte, a partir das 19 horas, está prevista a performance da Companhia Londrinense Hemostasia, intitulada “R E P U L S A – poéticas da sabotagem” e a apresentação musical do grupo Improvisório VI.

No sábado (6) haverá a já tradicional “Feira de Impressos”, com trabalhos de artistas locais, além do show com a banda Família Estranha.

Apesar da Semana de Arte Urbana ser realizada oficialmente de 3 a 6 de abril, alguns dos trabalhos apresentados ficarão disponíveis à visitação até o dia 31 deste mês. O horário de funcionamento do Centro Cultural Sesi/AML é das 13 às 22 horas de terça à sábado. A entrada é gratuita.

Serviço:

03/04 – 19h00 – Abertura: exposição coletiva PLANO DE FUGA

04/04 – 19h30 – Conversa aberta “Falação – um conto de vista dentro de um plano de fuga” com Silfarlem Oliveira e Discotecagem urbana com João de Carvalho – 20h30 as 21h30

05/05 – 19h00 – – Cia. Hemostasia – com a performance R E P U L S A – poéticas da sabotagem e Apresentação do grupo Improvisório VI – 20h00 as 21h00

06/04 – 13h às 19h00 e Show com The Weird Family –17h30 as 18h30

O Centro Cultura Sesi/AML fica na  R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 (em frente a Concha Acústica), Londrina 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

O desafio para manter a saúde mental

Tornamo-nos uma sociedade agressiva, onde a pressão é constante. As redes sociais e o mau uso do celular têm nos afastado das relações saudáveis. O desafio é fortalecer as relações reais e não apenas virtuais

Leia Mais
plugins premium WordPress