Tenho medo de tudo e isso me paralisa

consultorio-sentimental

Por Telma Elorza

“Tenho 25 anos e estou paralisada na vida. Nem o tratamento psicológico que faço há um ano tem me ajudado. Não consigo decidir que rumo dar na minha vida porque tenho medo de tudo. Tenho medo de sair da casa dos meus pais, tenho medo de terminar minha faculdade e não conseguir arrumar um emprego, tenho medo de me relacionar com um homem e ele me magoar, tenho medo até de pedir ajuda para amigos. Ir para a terapia foi a decisão mais corajosa que tomei nos últimos anos, mas também tenho medo de não resolver nada. O que faço para ser mais corajosa e sair desse limbo?”

Bom, amiga, o primeiro passo para vencer seu grande medo de tudo, você já tomou. Buscar ajuda de um profissional foi a melhor decisão. Mas, aviso, terapia não faz milagres e pode levar muitos anos para ter resultados. No entanto, acho que você deveria também procurar um psiquiatra. Embora eu não seja médica, me parece que esse medo paralisante pode ser também sintoma de ansiedade. E ansiedade é doença que pode ser tratada com medicamentos. Então, não custa tentar também essa opção, porém sem largar a terapia.

LEIA TAMBÉM

https://olondrinense.com.br/ferramentas-de-assessment-voce-sabe-o-que-sao-e-como-elas-sao-utilizadas-pelas-empresas/

Medo da vida

Enquanto isso, vou dar alguns conselhos para você meditar sobre. Na fase da vida em que você está, comum que a gente tenha medo da vida. Primeiramente, porque é uma fase onde estamos abandonando a inconsequência da adolescência, onde nossos maiores problemas são escolher a diversão e tirar boas notas na escola/faculdade. Como você mora com seus pais, acho que, até agora, nunca pagou uma conta na vida. É uma privilegiada num mundo onde a maioria das pessoas luta para sobreviver desde jovem.

E, em segundo lugar, porque nessa idade começam as cobranças pesadas. O que você vai fazer da vida? Quando vai achar alguém para namorar e casar? Não acha que está velha demais para morar com os pais? Já tem emprego em vista para depois da faculdade? Não está na hora de começar a se mexer? Quem nunca ouviu nada disso, na vida, não mora neste planeta.

As cobranças fazem parte da nossa vida adulta. São as expectativas dos outros sobre nós se manifestando. E, se por acaso, conseguimos cumprir todas essas primeiras acima, aparecem outras. Não vai ser promovida? Não acha que está muito gorda? Quando vai ter filhos? Precisa parar de beber, de fumar, de tomar café, faça exercícios, cuide da pele, cuide do trabalho, da casa, dos filhos, do marido, seja boazinha, uma supermulher, dê conta de todas as responsabilidade e ainda seja uma puta na cama para agradar o companheiro. Quem não tem medo de não dar conta de tudo isso? Eu tive e, algumas coisas, ainda tenho.

Você precisa entender que tudo isso mina a nossa confiança. E, em alguns casos como o seu, se não temos um emocional forte (e quem tem o emocional realmente fortalecido hoje em dia?) traz o medo paralisante. Portanto, o que temos que fazer é parar de deixar que as expectativas dos outros sejam as nossas, parar de deixar que elas tomem contam da gente. É fácil? Não. Estamos sempre ouvindo as pessoas e acreditando que elas têm razão. Que somos insuficientes porque não correspondemos a todas as expectativas. Mas elas não têm razão. Cada pessoa deve ter seu tempo, tomar as próprias decisões e seguir em frente.]

Pense em tudo que escrevi, continue a fazer terapia, busque um psiquiatra para verificar se não é ansiedade e seu medo generalizado vai desaperecer.

Se tiver dúvidas sobre relacionamentos, me mande um e-mail no telma@olondrinense.com.br

Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Arte: Mirella Fontana

Leia mais colunas do Consultório Sentimental da Tia Telma

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress