Meu marido virou uma pessoa impossível de lidar

consultorio-sentimental

Por Telma Elorza

“Sou casada há 15 anos e sempre vivemos bem, felizes. Tenho dois filhos no início da adolescência e, não sei porque, de repente, meu marido virou uma pessoa impossível de lidar, querendo mandar em tudo e pegando no pé das crianças. Ficou chato, prepotente e autoritário, coisa que nunca foi. Nós sempre tivemos muito diálogo, inclusive com as crianças, mas agora parece que ele não sabe mais conversar com elas, só dá ordens e espera ser obedecido sem questionamentos, caso contrário sai briga. E adolescentes, pelo menos os meus, detestam ordens assim. Nossa vida virou um inferno e eu não entendo tanta mudança numa pessoa, assim, sem mais nem menos. O que faço?”

Amiga, que situação difícil. Embora você não tenha dito, eu imagino que vocês devem ter por volta dos 40 anos, não? Talvez um pouco menos, talvez um pouco mais. Com filhos no início da adolescência, 12-13 anos, imagino que estejam nessa faixa etária, se, por exemplo, casaram depois dos 20.

Porque digo que isso é importante saber a idade? Porque os homens, nesta faixa etária, costumam ter crises emocionais e de identidade. Isso pode ser efeito da andropausa, a “menopausa masculina”, que começa por volta dos 40. Na andropausa, marcada pela diminuição nos níveis de testoterona, os homens podem sentir mudanças de humor e perda da energia, da libido e da agilidade física, além de mudanças físicas como diminuição dos testículos, aumento de gordura corporal, diminuição da densidade óssea, inchaço na região dos mamilos e perda de pelos do corpo. As mudanças emocionais incluem diminuição da motivação ou a autoconfiança e, com isso, tristeza e problemas de concentração e de memória, além de alteração no padrão do sono. Ou seja,

Ou seja, seu marido, por causa de um menor índice de testosterona no corpo, pode estar sofrendo com essas crises de autoconfiança, ao mesmo tempo que vê seus meninos crescendo, ganhando corpo e se tornando pessoas independentes dele, que não o veem mais como o cara forte que sabe tudo e que escutam e obedecem com amor e gratidão. O psicológico dele deve estar abalado e está tentando se impor, de uma forma diferente, como o macho alfa da casa.

Essa fase é muito comum. Principalmente se vocês casaram jovens, sem muita experiência de vida. Já vi acontecer dentro da minha casa, com meu ex-marido, e também com vários casais amigos. O problema é que não sabemos lidar com isso e todos os casais que vi vivenciarem a mesma situação acabaram se separando. E isso é fato. Segundo o IBGE, em dados divulgados em 2024, do número de divórcios aumentaram entre casais com 13,8 anos de casamento. A média de idade dos homens que encerram relacionamentos gira nos 44 anos, enquanto mulheres têm 41 anos no momento do término. E 47% das separações ocorreram entre famílias que tinham só filhos menores de idade.

Marido na andropausa?

Não estou afirmando com todas as letras que seu marido esteja na andropausa. Talvez seja apenas um descontrole emocional causado pelo medo de ver os filhos crescerem e logo saírem de casa. Talvez essa seja sua reação ao próprio medo.

Mas aconselho, antes que a situação fique fora de controle (porque, claro, homens têm uma certa tendência a buscar a autoafirmação na traição, principalmente quando acreditam que não estão sendo compreendidos em casa), a levá-lo a uma consulta médica, procurando um urologista, para avaliar a situação. Há tratamentos de reposição hormonal que podem auxiliar. Mas sempre devem ser feitos com acompanhamento médico, porque também há riscos.

Com ajuda de um médico e, talvez, um terapeuta para ajudar nas questões emocionais, ele possa voltar a ser o marido gentil e aberto ao diálogo. Quem sabe? Boa sorte.

Espero ter ajudado.

Tem dúvidas sobre relacionamentos? Mande um e-mail para telma@olondrinense.com.br

Quem é a Tia Telma

O marido gentil virou outra pessoa e agora se tornou um cara autoritário, chato e prepopente. A leitora está confusa e quer entender porque
Tia Telma versão IA

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Siga O LONDRINENSE no Instagram

Arte: Mirella Fontana

Leia mais colunas do Consultório Sentimental da Tia Telma

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress