Por Telma Elorza
“Tenho 30 anos, casei aos 21 e aos 28 já estava separada. Nos separamos porque eu não aguentava mais as traições, embora em outros aspectos nossa vida era ótima, com muito companheirismo. Agora, dois anos depois, meu ex-marido disse que se arrependeu de tudo e quer uma nova chance, que é um novo homem e que aprendeu a valorizar o que tinhamos. Eu ainda gosto dele e não me envolvi com ninguém nesse tempo separados. Saímos algumas vezes e ele está ainda mais atencioso do que era, mas não sei se quero voltar. Acho que perdi a confiança. O que faço? Será que é verdade e dou uma nova chance?”
Bom, amiga, é uma decisão difícil. Você precisa avaliar todos os prós e contras de um novo relacionamento com o mesmo homem que lhe traiu e, segundo você mesma, várias vezes. Por isso, eu sugiro que faça uma lista de prós e contras a esse relacionamento. Vou lhe ajudar, dando algumas questões para você responder (com a experiência de quem passou por isso).
Seu ex-marido:
- Era companheiro, amigo, provedor?
- Valorizava você como mulher, companheira, como profissional?
- Dava suporte emocional quando você precisava?
- Comemorava suas conquistas?
- Dividia as tarefas domésticas igualitariamente ou pagava alguém para aliviar sua carga?
- Cuidava dos filhos com a mesma dedicação que você (não sei se tiveram filhos, mas é uma boa pergunta)?
- Estava presente nos seus momentos importantes, como festas na sua família?
- Tinha orgulho de apresentá-la como esposa aos amigos e conhecidos?
- Acreditava nos seus sonhos e trabalhava junto com você para conquistá-los?
- A elogiava?
- Confiava a você os problemas que tinha? Pedia sua ajuda para resolvê-los?
- Se declarava apaixonado?
- Fazia sexo apaixonadamente, era criativo na cama, lhe dava orgasmos todas as vezes?
- Trocava os passeios com você por encontros com amigos (futebol, churrasco, etc)?
- Brigava por qualquer bobagem?
- Mentia muito (acho que sim, né? Senão, não teria tantos casos extraconjugais)?
Pense bem em cada uma das respostas a estas perguntas. Seja muito sincera com você mesma. Elas podem ajudá-la a tomar a decisão correta. Porque, com a maioria NÃO (com exceção das três últimas, claro), é um caso clássico do que a perfeição do casamento estava mais na sua imaginação que na realidade e o ex-marido não merece mais chances. Você está melhor sem ele, livre para se apaixonar por outro melhor.
Agora o outro lado.
Mas, calma. Mesmo que 13 das 16 perguntas tenham sido respostas SIM, ainda há algumas coisas que você precisa ponderar. Ele lhe traiu repetidamente. Isso causa uma ruptura no princípio do casamento que é a confiança no parceiro. E você disse que a perdeu.
A quebra da confiança é o pior que pode acontecer num relacionamento, porque você pode até dar uma segunda chance, tentar colar o quebrado, mas, por mais que se esforce, a cicatriz vai estar ali. O parceiro pode estar verdadeiramente arrependido e querendo recomeçar. Mas, para quem foi traído, a desconfiança vai estar sempre presente, atrapalhando tudo.
E se você não consegue mais confiar nele, nada de bom pode vir de um novo relacionamento com a mesma pessoa que causou a ruptura, neste momento. Por mais que seu ex-marido lhe prove que mudou, por mais que tenha sido um excelente marido nos outros aspectos das perguntas acima, você estará sempre olhando para ele suspeita. E isso faria das suas vidas um inferno.
Portanto, por mais que pareça que deva dar uma segunda chance, antes de tomar qualquer decisão positiva para a volta do relacionamento, sugiro que você procure ajuda profissional, com um psicólogo, por exemplo, e tente trabalhar isso numa terapia de casal. Tentarem reconstruir juntos essa confiança, de forma que a relação seja realmente sólida e não se desgaste ao primeiro sinal de problemas.
Só assim, você poderá ter certeza se vale ou não insistir num relacionamento que não funcionou da primeira vez.
Espero ter ajudado.
Tem dúvidas sobre relacionamentos? Mande um e-mail para telma@olondrinense.com.br
Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.
Siga O LONDRINENSE no Instagram
Arte: Mirella Fontana
Leia mais colunas do Consultório Sentimental da Tia Telma
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.