Skip to content

Como falar a uma amiga que ela é inconveniente?

Por Telma Elorza

“Estou com um dilema moral. Tenho uma amiga de infância que só me faz passar vergonha. Ela se mete em tudo, fala o que pensa e eu fico constrangida quando dá ‘foras’ na frente de outros amigos. Eu gosto muito dela, ela me entende, mas se tornou inconveniente na minha vida. Como posso falar isso para ela sem magoar?”

Bom, a leitora não deu muitos detalhes do que seria essa inconveniência de amiga. Se mete em tudo o que? Quais seriam os ‘foras’ que ela dá? O dicionário Michealis On-Line traz a definição de pessoa inconveniente aquela que é inadequada; inoportuna; que não respeita os costumes, a decência e as convenções sociais; indecente, indecoroso, imoral.

Em qual dessas categorias a amiga se encaixaria? Ela é indecente, imoral? Ela não respeita os costumes e as convenções sociais? Ela atrapalha de que forma sua vida? Conta segredos vergonhosos seus para todo mundo? Acho que não é esse último caso, né, porque não estaria nessa amizade há tanto tempo se isso ocorresse.

Eu acho que você, leitora, deveria reavaliar a si própria, antes de pensar em apontar a inconveniência da amiga. O que ela realmente fez que a deixou constrangida? Deu em cima de algum amigo? Contou piadas pesadas? Bebeu e vomitou em todo mundo? Fala palavrão para caralho?

Ou ela é apenas uma pessoa que não está nem aí para as convenções sociais, uma alma livre?

O que realmente a incomoda nela?

Amiga inconveniente ou você que não está mais num clima de verdadeira amizade? É preciso reavaliar a amizade de vocês e ver o que mudou, você ou ela.

Se você a conhece desde criança e ela esteve sempre a seu lado, o que mudou na relação de vocês para que, agora, o comportamento dela esteja lhe incomodando?

Viu como é preciso reavaliar a si própria antes de culpar a outra pessoa?

Amiga inconveniente ou mudança na amizade

Todo mundo passa por fases de amizades, na vida. A gente se aproxima e faz novos amigos. Se afasta de alguns por motivos alheios. Outros nos acompanham desde sempre e, mesmo que se fique longe por um tempo, quando se reencontram parece que nenhum tempo passou. Tem um ditado chinês que diz que amizades verdadeiras são como árvores de raízes profundas: nenhuma tempestade consegue arrancar.

Eu gostaria muito de saber quando a amiga de infância passou a incomodar você. Será que foi depois que fez novos amigos e eles apontaram a inconveniência dela? Será que você está incomodada com uma amizade antiga porque sua amiga não caiu na graças dos outros amigos? Será que você é a amiga verdadeira dela? Porque, se isso lhe incomoda há tempos, acredito que você deveria ter sido sincera com ela há muito tempo. Sinceridade é um dos segredos da amizade verdadeira. E se é recente, pergunto de novo: o que mudou? Você ou ela?

São muitos questionamentos que tem que fazer a você mesma. Aí, depois de tudo avaliado, acredito que vai achar o jeito certo de falar com sua amiga. Ou melhorar como pessoa.

Quem é a Tia Telma

Telma Elorza é jornalista, divorciada e adora dar pitaco na vida dos outros. Mas sempre com autorização.

Arte: Mirella Fontana

Leia mais colunas do Consultório Sentimental da Tia Telma

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.