Skip to content

Samoëns, um cenário excepcional para atletas

Classificada entre as mais belas aldeias montanhosas dos Alpes franceses, Samoëns distingue-se pela sua arquitetura tradicional da Saboia. Destino ideal para a prática de desportos de inverno, esta famosa estância de esqui oferece uma revela uma gama de atividades variadas. Emoções garantidas.

Por Chantal Manoncourt

 A neve está aí e transforma Samoëns num paraíso branco para deleite dos esquiadores. Esta estância de esqui, localizada no coração dos Alpes franceses, é conhecida pela sua vasta área de 7.600 hectares com 139 pistas que se estendem por 265 km. Uma oportunidade única de esquiar, entre 1.600 m e 2.500 m acima do nível do mar, de frente para o Mont Blanc, o pico mais alto da Europa, oferecendo um espetáculo natural inesquecível.

Dos esquiadores iniciantes aos experientes, todos encontrarão o que procuram entre as pistas variadas, desde as vastas avenidas até às descidas vertiginosas das encostas mais íngremes. E, para os mais experientes acompanhados por um guia de montanha, as caminhadas fora de pista oferecem o prazer emocionante de descer encostas sobre neve imaculada no meio de paisagens grandiosas.

Mas esquiar não é a única atividade oferecida aos amantes da montanha no inverno. As opções são inúmeras e variadas entre a descoberta do parapente, uma experiência extraordinária, e o trenó puxado por cães.

Primeiro contato com a neve: os passeios de trenó e de pônei são ideais e muito procurados pelas crianças. A pista de gelo oferece uma ótima alternativa para se lançar no gelo, tentando algumas piruetas e saltos para aprender a dançar no gelo com elegância enquanto tenta imitar os campeões. As quedas não baixam o ânimo dos mais ousados ​​e tudo termina bem, abrindo espaço para algumas gargalhadas.

E para todos aqueles que procuram emoções, não hesite em mergulhar na água gelada a 5° negativos!… Não sorria, é muito sério, Samoëns sediou o Campeonato Francês de Água Gelada em 2022 e depois o Campeonato Mundial em 2023, onde 17 recordes mundiais foram estabelecidos. Para quais efeitos? Os benefícios de nadar em água fria para a saúde física e psicológica são numerosos: melhora da circulação sanguínea, redução do estresse, sensação de intenso bem-estar, superação…

Depois do esporte, conforto. Relaxe no spa, escolha uma massagem, prove produtos locais com vinho e queijo, peça um fondue ou até faça uma aula de pastelaria… ideias não faltam. À noite todos sonham com o dia seguinte e porque não agendar uma noite no topo da montanha num refúgio para novas aventuras. 

Samoëns fica a 600 km de Paris.

Fotos © Christianmartellet2 ; OT Samoëns

Chantal Manoncourt

Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro.

Leia todas as colunas do Conexão Europa

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.