Por Chantal Manoncourt
Almoço num ônibus gourmet, jantar com cantores de ópera, no antigo vagão de um famoso trem ou no meio da selva, aqui estão algumas experiências originais para descobrir em Paris.
Vista panorâmica em restaurantes sobre rodas
Encontre-se na avenida des Champs-Élysées, a avenida mais bonita do mundo, para um passeio tão delicioso quanto festivo. O Bustronome é uma verdadeira mesa itinerante que oferece uma deliciosa refeição gourmet com uma vista deslumbrante da capital.
Com a família ou namorados, confortavelmente sentados no primeiro andar, com enormes janelas salientes e telhado panorâmico, embarcamos numa viagem de duas horas pelas ruas de Paris para descobrir a Pirâmide do Louvre, a praça de la Concorde, a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo.
Um total de 8 monumentos revelam-lhe os seus segredos ao som das mais belas canções de Edith Piaf, Yves Montand… Sem guia, mas, em cada etapa, um dispositivo de áudio permite-lhe descobrir a história dos maiores monumentos com total discrição à hora do almoço ou do jantar.

O mesmo conceito tem o Bus Toqué, também com seu soberbo teto panorâmico, que oferece diversas rotas com seus ônibus Champs-Élysées e Saint-Germain. Em cada mesa está instalado um tablet, disponível em seis idiomas, que descreve os monumentos. Para almoçar na margem esquerda, a Pont Neuf, o Panteão, os Jardins do Luxemburgo, a Torre Eiffel, a ponte Alexandre III, tão destacada nos últimos Jogos Olímpicos, e muitas outras surpresas.
À noite, a sua escolha: Jantar parisiense das 18h às 19h45 ou Paris à noite das 20h30 às 22h30. Somos recebidos com uma taça de champanhe e a viagem começa. Paradas imperdíveis da Madeleine aos Invalides, passando pela Ópera Garnier, o Museu Orsay, o Louvre, o cais do rio Sena, Notre-Dame e, claro, a Torre Eiffel, com uma parada para se maravilhar com a torre que pisca durante 30 minutos todas as noites para o deleite dos turistas. Uma maravilhosa experiência culinária e cultural.

Viva a Opéra
Mudança de cenário no Bel Canto. Se você conhece os jantares de cabaré, o Bel Canto é um lugar insuspeitado que homenageia nosso repertório clássico. O encontro é marcado todas as noites em um horário específico para desfrutar de um jantar-ópera excepcional. A equipe recebe-o num ambiente sumptuoso, onde o veludo vermelho e um piano de cauda criam uma atmosfera teatral e intemporal.


Então, é hora do show! Todas as noites, o Bel Canto é transformado num palco vivo onde jovens talentos líricos de todo o mundo interpretam obras-primas de Verdi, Mozart, Bizet, Rossini e Puccini. Esta alquimia entre música e gastronomia oferece uma experiência única em Paris, num ambiente acolhedor e confidencial.
Em termos gastronómicos, o menu, inspirado nas tradições culinárias francesas, promete uma aventura gustativa digna do show. No final do jantar, é oferecida uma taça de champanhe a cada cliente que é convidado a cantar a famosa música Traviata para um final festivo e alegre de muito sucesso.
O vagão azul

Instalado num autêntico vagão do famoso trem Orient Express, o Wagon Bleu (vagão azul) comemora este ano seu centenário. Na década de 1950, os proprietários do estabelecimento tiveram a ideia de transportar um vagão do Expresso do Oriente datado de 1925, que iria dos trilhos para sucateamento. Reabilitado 10 anos depois, tornou-se restaurante e posteriormente serviu de cenário para inúmeras cenas de filmes.
Hoje, o viajante embarca para a Córsega para provar as deliciosas especialidades da ilha mediterrânica. Não deixe de provar o buglidice, saborosos bolinhos de queijo de cabra fresco, a carne de porco recheada com figo e outras especialidades, tudo regado com um excelente vinho corso como o San Micheli. Pela janela, vemos os trens da estação vizinha circulando, já nos imaginando fazendo parte de uma próxima viagem…

Da selva às estrelas

Os restaurantes imersivos estão fazendo cada vez mais sucesso ao oferecer viagens incríveis ao coração da capital. No Jungle Palace, o exotismo é total com jogos de luz e projeções até o teto. As paredes são cobertas de cores com uma vegetação exuberante onde se misturam cipós, samambaias gigantes, cachoeiras, borboletas e papagaios. Quanto à gastronomia, saboreamos um delicioso ceviche de manga, batata doce assada e caril de camarão.

Mudança completa de cenário no Stellar onde você é recebido por um cosmonauta. No teto, uma infinidade de planetas suspensos convidam você a viajar pela galáxia enquanto em uma sala secreta, como uma cabine de cápsula espacial, você pode admirar o espaço através de vigias.
Através de uma cenografia excepcional baseada em sons e cenários em movimento, viajamos até à Lua, a Marte até encontrarmos o Sol. No cardápio, está um tour mundial de sabores com ovo Tamago do Japão, frango Yassa do Senegal e tacos do México.
E saímos maravilhados com a cabeça nas estrelas.
Serviço:
Bustronome : www.bustronome.com
Bus Toqué ; www.bustoque.fr
Bel Canto: 72 quai de l’Hôtel de Ville 75004 Paris et 6 rue du Commandant Pilot 92200 Neuilly-sur-Seine (accessible en métro depuis Paris)
Wagon Bleu: 7 rue Boursault 75017 Paris
Jungle Palace: 12 rue de la Fidélité 75010 Paris
Stellar: 45 rue Saint-Sébastien 75011 Paris
Fotos : © bustronome, bustoque, Bel Canto, Fred Durantet, Simon Détraz, Johanna Alam,
Chantal Manoncourt

Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro.
Leia todas as colunas do Conexão Europa
(*)O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINE̅NSE.
Siga O LONDRINENSE no Instagram: @olondrinensejornal
Uma resposta
Chantal Msnoncourt cada vez me encanta mais com suas reportagens excelentes e detalhadas com sua perfeição ao descreve-las.
O Londrinense está de parabéns por tê-la como colaboradora.