Por Chantal Manoncourt
Quem nunca sonhou em ser um pássaro e poder voar para descobrir Paris, a beleza da França ou os pontos turísticos mais incríveis do mundo? Agora é possível com Flyview, uma aventura sem precedentes.
Esta exclusividade virtual francesa enriquece a oferta cultural e turística de Paris, nenhuma outra cidade oferece aos seus visitantes uma oportunidade como esta. Além de única no mundo, a atração Flyview foi um verdadeiro desafio. No total, foram necessários três anos para projetar essa experiência única. Um drone, equipado com 7 câmeras, sobrevoou Paris para capturar vídeos dos mais belos monumentos da capital. Finalmente, para recriar artificialmente o sobrevoo em um jetpack, cerca de cinquenta simuladores foram criados para medir. Um verdadeiro feito que mobilizou um total de 100 pessoas para dar vida à atração e realizar o sonho de milhares de pessoas: ter a sensação de voar sobre “a cidade mais bonita do mundo”.
Com o cartão de embarque, o viajante pega uma escada rolante que leva à área de embarque, mas quem está tonto pode ficar tranquilo… É com os dois pés ancorados no chão que poderão sobrevoar a capital, embarcando num simulador conectado a um fone de ouvido de realidade virtual, dando assim uma sensação real de voar sobre os telhados de Paris em visão real. E aqui vamos nós!
Decolar na vertical e as vibrações reforçam as sensações de voo. Aqui estou sobre uma Paris quase deserta. O tempo está bom, aqui está a praça de La Concorde acima de suas fontes, os Champs-Élysées, o Arco do Triunfo voltado para seus baixos-relevos, uma subida dentro da Torre Eiffel, sobrevoando o rio Sena nas canções de Edith Piaf… Movo-me pelos monumentos enquanto as acelerações repentinas fazem a adrenalina subir com uma passagem impressionante entre as duas torres de Notre-Dame. Além disso, depois de Paris, uma surpresa espera o visitante com uma grande volta ao mundo atravessando a Grande Muralha da China e depois mergulhando nas Cataratas Vitória na África… sete destinos excepcionais.
Quando o show acaba, o público encantado gostaria de continuar vivendo esse sonho acordado. Fique tranquilo, outras animações de teletransporte são oferecidas com as Pirâmides do Egito que ainda fascinam tanto e revelam alguns segredos; Notre-Dame para reviver a beleza da catedral antes do terrível incêndio e também Paris Caché (escondido) para uma viagem surpreendente por lugares confidenciais inacessíveis ao público, como as múmias escondidas sob a Bastilha.
Finalmente, o voo sobre a França acaba de ser programado para se maravilhar com os lugares mais bonitos do país: os castelos de Azay-le-Rideau e Chenonceau, a cadeia de vulcões de Auvergne, a cidade de Carcassonne, a abadia de Mont Saint-Michel, a Pequena Veneza de Colmar, para terminar numa apoteose natural nas encostas vertiginosas do Mont-Blanc a mais de 4000 m de altitude. Tudo isso sem nenhum perigo. Essa liberdade de movimento em um cenário real de 360° é uma novidade mundial.
Flyview : 32, rue du 4 septembre, place de l’Opéra, 75002 Paris
Fotos: © Flyview Paris
Chantal Manoncourt
Parisiense, arqueóloga e jornalista, apaixonada pelo Brasil, já escreveu vários livros sobre turismo brasileiro