Paneteria da Elaine traz produtos deliciosos para seu evento ou festa
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Conheci a Elaine Garcia Grade numa reunião de núcleo do Conselho da Mulher Empresária (CME-ACIL). A gente está em núcleos diferentes e nunca tinha se encontrado antes. E quando ela falou que tem uma empresa que faz salgados assados para festas e eventos, a Paneteria da Elaine, eu logo me interessei. Afinal, cresci numa casa de sucos e salgados dos meus pais, sou louca por salgados de festas e adoro, principalmente, os assados. Mas quem não gosta, né?
Conversamos e ela, gentilmente me ofereceu uma degustação de um coffee que prepara para eventos. Lógico que aceitei, né? E, gente, que delícia. Mas falamos disso depois. Primeiro eu quero contar a história da Elaine e de sua Paneteria.

Elaine era uma vendedora de mão cheia, que fez carreira numa rede de lojas de móveis e celulares de Londrina. Mas, com a chegada da segunda filha, pediu demissão para cuidar melhor das meninas. Porém, como toda mulher empreendedora, viu que não conseguiria ficar quieta em casa e queria trabalhar. Mas estava em dúvida sobre o que fazer para ganhar dinheiro. Conversando com uma amiga sobre isso, a amiga sugeriu que ela fizesse pão de mel para vender, porque tinha uma prima que havia pago a festa do casamento assim. Elaine adorou a ideia, fez um curso pão de mel e começou a vender de porta em porta de lojas. Isso aconteceu há oito anos.

Fez sucesso com os pães de mel (que continuam no seu cardápio), mas os clientes começaram a pedir também outras opções, como salgados. “Resolvi aprender a fazer também”, conta. Colocava-os numa bandeijinha e vendia porta a porta. “Foram cinco anos assim”, diz.
Começaram a aparecer encomendas de pães, tortas e empadões e o negócio foi crescendo. Há dois anos, decidiu se profissionalizar de vez e abriu uma empresa, alugou um espaço para a cozinha de produção e começou a se dedicar como nunca.”Eu tive essa necessidade porque as encomendas foram ficando cada mais maiores e já não dava para fazer na cozinha de casa”, conta.
Nessa época, começou a atender também eventos como coffee breaks e festas. “Recentemente fiz um coffee pra um congresso em que atendi 800 pessoas em dois dias, com dois coffes por dia”, explica.
Para eu experimentar, Elaine mandou minis esfirras, enroladinhos de salsicha, hamburguinho, trouxinha de frango e sanduichinhos naturais (até o pãozinho estilo sírio é ela quem faz!), além de um mini empadão e um mini chocotone. Bom, eu já disse que estavam tudo uma delícia, né? Mas tem um grande diferencial nesses salgados. São todos produzidos no dia.
Salgados e doces de primeira qualidade
Ou seja, a Elaine faz tudo (e sozinha, só tem ajuda profissional quando a encomenda ultrapassa os 1,5 mil salgados) no dia do evento, com ingredientes de primeiríssima qualidade. Não tem nada congelado ali. Você sente a massa se desmanchar na boca de tão fresquinha. “Quanto tem coffee às 8 horas, às cinco eu já estou fazendo tudo. Não suporto nada congelado, não me imagino fazendo diferente. Também não faço de um dia para outro, para não ficar aquela massa seca”, afirma. Dá mais trabalho e o custo é maior? Dá e sim, o custo de produção é maior. Mas, para ela, o principal é a qualidade do produto. “Nossos produtos são todos artesanais, não é feito em nível industrial”, explica.



Todos os salgados que provei estavam maravilhosos, massa macia e leve com recheios bem temperados. E olha que sou expert em salgados, viu? Já participei de muitos coffees na vida e o da Elaine está entre os top 5 de gostosura. Mas e o destaque entre todos os que provei? Gente, o empadão dela me conquistou, queria que ele tivesse uns 10 quilos, kkk. Embora não esteja nos menus dos eventos, ela também faz esses empadões individuais para festas e até para quem quer revender. “Eu comecei esses individuais para um colégio, que queria arrecadar fundos”, conta. Hoje, ela oferece os tamanhos de 300 gramas, 1 quilo e 1,5 quilo. Olha, vale a pena encomendar para experimentar, não vai se arrepender.
O chocotone – que também está perfeito – é novidade no cardápio, começou a fazer agora, já pensando no Natal, e também pode ser encomendado em tamanhos variados, individual, 250 gramas ou 500 gramas. A produção do chocotone também é feita no dia.
Ah, esqueci de falar. Além dos salgados assados (nunca fritos, ela não faz frituras), tem também doces como tortinhas de limão, de maçã e de morango, palha italiana, esfirras doces e pão de mel. Tem também pão de queijo, pães caseiros, roscas doces, pães recheados e bolos, com e sem coberturas. Ou seja, uma variedade enorme que pode ser conferida no menu virtual da Paneteria.

As encomendas deve ser feitas com antecedência, que podem variar de uma semana a 15 dias, principalmente se forem grandes pedidos. Ah, mas e se eu quiser só 50 salgados? A Elaine atende também, mas se você pedir em cima da hora vai depender da produção do que ela estiver fazendo no dia. Os valores variam por unidade (para pequenos pedidos), por cento ou por pessoa nos coffees. “Nesse caso, a gente leva tudo, da comida às bebidas, louças e até gente para servir, se for necessário”, explica.
E você se está planejando um evento de final de ano, corre. Não perca tempo em fazer suas encomendas para não correr o risco de ficar sem essas delícias.
A Paneteria da Elaine fica Rua Deputado Fernando Ferrari, 424, Londrina, os pedidos podem ser feitos WhatsApp (43) 98406-0099
Fotos: Telma Elorza e Paneteria da Elaine
Leia mais matérias sobre Gastronomia
Respostas de 2
Já sou cliente da Elaine há anos, e tudo que já encomendei me foi entregue com excelência na qualidade. Desde o atendimento, a maneira que ela embala suas delícias, pontualidade…. Sem contar o sabor! O empadão que ela faz é único, sem dúvidas, o melhor que já comi. O pão caseiro, é caseiro de verdade, a torta de maçã faz um sucesso como sobremesa….. Enfim, as delícias da Elaine tem sua marca de dedicação e carinho. E sem contar que é uma ótima opção para presentear alguém querido tbm.
Ela merece ter todo reconhecimento pelo seu trabalho. Tem garra e competência. Te desejo muito sucesso.
Os melhores salgados assados de Londrina, sem dúvidas! tudo feito com uma excelente qualidade, não só os salgados, como diz na matéria. Um sabor único que só quem prova vai saber, o pão caseiro lembra o gostinho de infância, pão de vó e sem contar que tudo é artesanal, sem gosto nenhum de industrializado.
Está empreendedora merece todo reconhecimento, por todo esforço em sempre querer entregar os seus melhores produtos para os seus clientes, desde sempre com muita dedicação e estudo para que agrade o gosto de cada um. Você não pode ficar sem provar as delícias da Elaine, não irá se arrepender. Deixo aqui toda a minha admiração, você merece todo reconhecimento do mundo, Elaine.