Quase Natal e ainda dá tempo de mais uma receita clássica! Não se sabe ao certo a origem da rabanada, muitos relatos falam que era um prato servido na Quaresma, acompanhada de vinho, certamente para aproveitar os pães amanhecidos no período de jejum.
Sabe-se, no entanto, que ela veio pro Brasil com os portugueses e rapidamente se integrou à nossa mesa. O pão usado é o de sua preferência. Baguete fatiado, pão de forma, brioche ou mesmo o pão caseiro. O importante é que ele esteja amanhecido pois fica mais firme e não desmancha quando estiver no molho. A receita é fácil, rápida e deliciosa!
Ingredientes para 16 fatias:
– ½ lata de leite condensado;
– 2 ovos batidos;
– ½ xícara de leite;
– ½ fava de baunilha ou cumaru;
– 1 pitada de nós moscada;
– Açúcar e canela a gosto;
– Frutas à gosto;
– Manteiga para untar a forma.
Pré-aqueça o forno em 180º. Misture o leite condensado, os ovos, o leite, a baunilha e a noz-moscada. Mergulhe as fatias de pão e deixe de molho por 10 minutos. Vire as fatias e deixe mais 10 minutos.
Disponha as fatias de pão numa forma untada e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos. Não esqueça de virar as fatias no meio do processo. Pronto! Agora é só polvilhar açúcar e canela antes de servir e decorar com as frutas da sua preferência!
Feliz Natal pra todos!
Foto: Acervo pessoal
Agda Souto Bressan

Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!
