Os franceses deram este nome por a acharem parecida a um repolho, choux em francês. Essa massa é delicada e deve ser assada e depois recheada. Como sua base não é propriamente nem doce nem salgada, é uma receita muito boa para ter em vista, já que pode ser recheada com praticamente qualquer coisa. Com ela são feitas as famosas Carolina e Eclaire.
Vou passar a receita da massa hoje e na semana que vem, algumas sugestões de recheio. Você vai precisar de uma batedeira com batedor raquete, saco de confeitar e uma forma coberta com papel manteiga ou tapete de silicone forneável.
Ingredientes:
– 250 ml de água;
– 100g de manteiga sem sal;
– 5 g de sal;
– 110 g de farinha de trigo;
– 4 ou 5 ovos (a quantidade de ovos pode variar dependendo do tamanho).
Primeiramente você deve ferver a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Acrescente a farinha de uma vez e mexa bem. Cozinhe por alguns minutos, até a mistura se desprender da panela. Se formar uma pequena capa no fundo da panela, não se assuste, é normal. Transfira para a batedeira e bata até amornar, é só sentir a temperatura colocando a mão por fora do bowl. Acrescente os ovos 1 a 1. Coloque 1 e assim que incorporar acrescente outro. Eu prefiro colocá-los já misturados. Quando a massa estiver homogênea, brilhante e formando picos está pronta. Faça o teste com um fouet.
Pré-aqueça o forno em 200ºC. Coloque a massa dentro do saco de confeitar e faça pequenas bolinhas direto na forma. Lembre-se que a pâte choux cresce bastante. Asse por cerca de 10 minutos e depois baixe para 180ºC até que fique dourada.
Agora é só rechear. Pode ser de ganache de chocolate, que já ensinamos aqui, ou mesmo doce de leite. Aproveite!!!!
Foto: Visual Hunt
Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!