Naked Cake, o bolo pelado que faz sucesso

naked

Naked cake nada mais é do que bolo pelado, ou seja, aquele bolo que não tem cobertura e que as camadas de recheio aparecem. Andaram na moda e ainda são muito vistos por aí, mas aqui em casa é quase uma tradição de família. Tenho várias receitas, com ganache de chocolate e outros recheios. Eu adoro o de doce de leite. Deixo tudo pronto e só monto na hora. Uma delícia e fácil de fazer.

Ingredientes do pão-de-ló

– 350 g de açúcar;

– 350 g de farinha de trigo;

– 8 ovos;

– 1 colher (chá) de fermento em pó.

Pré-aqueça o forno em 180º C e unte uma forma de 23 cm (você também pode dispor em até 3 formas do mesmo tamanho, assim não precisará cortar o bolo pra rechear, é só usar as 3 partes).  Peneire as gemas para tirar o cheiro forte de ovo. Numa batedeira, misture os ovos e o açúcar e bata até dobrar de tamanho. Pode deixar bastante tempo batendo, a massa tem que ficar bem clarinha e aerada. Depois misture a farinha e o fermento lentamente com uma espátula. Coloque na assadeira e leve ao forno. O tempo de cozimento depende do forno, mas, essa massa cresce muito, se você colocar em uma única assadeira pode demorar até uns 50 minutos, mas se dividir em 3, provavelmente 20 minutos serão suficientes. Para ter certeza use o velho teste de espetar um palito ou faca no meio do bolo. Se voltar seco é porque está pronto. Retire do forno, espere esfriar e desenforme.

Ingredientes do recheio de doce de leite:

– 1 pote de doce de leite (400g);

– 1 pote de Nata (300g);

– 1 maracujá ou castanhas trituradas.

– Açúcar de confeiteiro para decorar.

Bata a nata até ponto chantilly. Pode ser na batedeira ou com o fouet (batedor de arame), mas fique atenta para não amanteigar. Vá provando, tem que ficar firme, e branquinha. Em seguida, com uma espátula, misture o doce de leite e o maracujá. Deixe descansar na geladeira.

Para montar é fácil: basta cortar o bolo em 3 partes e rechear cada parte com o doce de leite. Se escorrer pela lateral não se importe, apenas ajeite com uma espátula, a ideia é ficar um pouco rústico mesmo . Gosto de pôr frutas após colocar o recheio, inclusive em cima do bolo, mas só quando sei que o consumo será rápido, para não correr o risco de azedar. Festa infantil? Jogue confetes de chocolate, confeitos e pequenos bombons, eles adoram. Já para uma festa mais sofisticada, ou até um casamento, polvilhe açúcar de confeiteiro e finalize com as flores da decoração. Fica romântico e lindo, além de ser delicioso!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan 


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress