Faça em casa seu próprio Hambúrguer Gourmet

hamburguergourmet

Afinal, o que significa gourmet? Ao meu ver está relacionado com excelência, desde a escolha dos ingredientes até o consumo. Sendo assim, qualquer coisa que preparamos com cuidado é gourmet, por isso o termo tem sido bastante usado para diferenciar produtos artesanais.

Semana passada fizemos a receita de brioche (bem gourmet)  e ela vai ser usada aqui na forma de pão de hambúrguer. Também teremos uma maionese caseira e cebola caramelizada feita na hora. Vamos à receita para 5 hambúrgueres de aproximadamente 200 g cada. Se preferir você pode fazer menor, mas não muito pequeno, pra não ficar muito seco na hora de grelhar.

Hambúrguer:

– 1 kg de picanha moída (você pode usar a carne de sua preferência);

– 100g de bacon moído;

– Sal (a gosto)

– Pimenta (a gosto).

Aqui é fácil: misture os ingredientes e formate em forma de hambúrguer, você pode usar um aro. Se possível, pese as porções para ficarem no mesmo tamanho. Aperte um pouco para sair o ar e deixe descansar por, pelo menos, 30 minutos. Eu gosto de congelar os hambúrgueres. Fica mais fácil de grelhar, ele não desmonta.

Maionese básica

– 2 gemas;

– Aproximadamente 350 ml de óleo neutro;

– 25 ml de vinagre branco ou limão;

– Sal (a gosto);

– Pimenta (a gosto).

No liquidificador, misture as gemas e o vinagre, acrescente o óleo em fios, vagarosamente e sem parar até ficar na consistência desejada. Tempere com sal e pimenta.

A partir desta receita é possível aromatizar da forma que você quiser. Com ervas, vira a maionese verde que a gente adora, podemos usar azeite no lugar do óleo e acrescentar alho pra virar o aioli, e assim por diante.

Cebolas caramelizadas

– 1 cebola grande cortada em rodelas;

– 2 colheres (chá) de açúcar;

– ½ colher (café) de vinagre.

Essa é fácil, é só levar misturar os ingredientes e levar ao fogo. O ponto é conforme seu gosto, mais al dente ou mais queimadinhas.

Agora é só grelhar os hambúrgueres e montar o sanduíche. Eu gosto com o pão brioche, maionese verde, queijo, cebola, alface e tomate, E você?

Foto: Arquivo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress