Skip to content

E vamos ao Peru de Natal

Você sabia que o peru é um animal originário do México? Pois é, na época do descobrimento a ave foi levada para a Europa e se popularizou por lá, substituindo os cisnes e gansos na ceia. Já o consumo nos Estados Unidos se deve aos índios norte-americanos descendentes dos maias e astecas. Conta-se que no dia de ação de graças de 1621, o peru selvagem criado pelos indígenas foi servido como prato principal e tornou-se tradição.

Particularmente eu considero uma carne deliciosa, macia, saborosa e não me conformo em tê-la nas gôndolas dos mercados apenas nesta época do ano. Aqui vou postar uma receita que não vai lhe obrigar a ficar a véspera inteira na cozinha! Peru com ervas finas!

Ingredientes:

– 1 peru (aproximadamente 6 kg);

– 200g de manteiga sem sal;

– 200 ml de vinho branco seco;

– 2 limões siciliano;

– Raspas de 1 limão siciliano;

– Alecrim a gosto;

– Tomilho a gosto;

– Manjericão a gosto;

– Azeite de oliva a gosto;

– Sal a gosto;

– Pimenta do reino branca e moída a gosto.

Retire o peru no dia anterior para descongelar. Guarde os miúdos para fazer uma farofa ou mesmo um caldo de peru.

Pré-aqueça o forno em 220ºC.

Lave o peru em água corrente e seque com uma toalha de papel. Unte com o azeite e regue o peru com o vinho branco e o suco do limão siciliano. Tempere com sal e pimenta. Recheie o peru com metade das ervas e um limão cortado em rodelas.

Em um bowl coloque a manteiga em temperatura ambiente e acrescente o restante das ervas. Tempere com sal e pimenta e as raspas de limão. Com bastante cuidado, levante a pele do peru e passe a manteiga de ervas por baixo.

Cubra com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 1hora e 40 minutos, ou até o termômetro saltar. Não esqueça de regar com de 30 em 30 minutos. Depois retire o papel alumínio, pincele com mais manteiga, e retorne ao forno para dourar.

Use a farofa com miúdos e galhos das ervas como base para o peru. Fica lindo e aromático!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan 


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.