Por Fábio Luporini
Há um ditado que diz que, quando um homem planta uma árvore sabendo que nunca irá se sentar na sombra dela, então, ele começou a entender o sentido da vida. Se for assim, mesmo, posso dizer com toda a segurança do mundo que eu já entendi o significado dessa jornada e trajetória que chamamos de vida. Afinal, dias atrás, plantei duas araucárias na beira do Lago Igapó, perto do Iate Clube e do Zerão.
De fato, provavelmente, eu não conseguirei me sentar à sombra dessas duas araucárias. As araucárias levam de 12 a 15 anos para atingirem uns oito metros de altura e começarem a produzir pinhão. Nem de longe é o tamanho que podem alcançar. Uma das mudas veio pequenina de Curitiba, da casa da minha tia. Vieram outras duas, que não resistiram e morreram. A outra muda é de um pinhão que plantei na minha horta, nasceu e começou a crescer.
Então, precisei transportar as mudas para um local com mais espaço para as raízes crescerem. Assim como outras cinco mudas de lichia, mais cinco de jabuticaba e outras cinco de caju. Foi tudo pro mesmo lugar. Ofereci para plantar no sítio ou chácara dos amigos, tentei contato com a Prefeitura e ninguém se manifestou. Ou melhor, disseram que gostavam da ideia, que iam ver, que não sei o que. Como o crescimento da planta não espera, tive que transportá-la logo para não prejudicar o desenvolvimento das raízes. Agora, torço para que elas “vinguem” no local plantado, cheio de outras árvores no entorno.
Plantar árvores sempre foi um sonho meu. Como eu já escrevi quatro livros, acredito que só falta fazer um filho para completar o ciclo da humanidade, como dizem por aí. Talvez seja mais fácil e mais barato plantar árvores e escrever livros. De qualquer maneira, a gente precisa plantar mais que cortar. Qualquer comércio já quer tirar a árvore para não atrapalhar a fachada, quando, na realidade, se deixassem-na em pé isso possibilitaria sombra, coisa que todo cliente gosta. Então, é preciso transformar nossos conceitos e ideias, a fim de mudar a visão que temos da realidade.
Vamos plantar uma árvore hoje? Basta enterrar uma semente num vaso, aguar durante alguns dias e ver se ela irá florescer. Fazendo isso, depois, é só transportar para um local adequado. E pronto, você já fez parte da sua parte!

Fábio Luporini
Sou jornalista formado pela Universidade Norte do Paraná e sociólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) . Fui repórter, editor e chefe de redação no extinto Jornal de Londrina (JL), atuei como produtor na RPC (afiliada da TV Globo), fundei o também extinto Portal Duo e trabalho como assessor de imprensa e professor de Filosofia, Sociologia, História, Redação e Geopolítica, em Londrina.