Skip to content

Relatos do Mundo, com Tom Hanks, é escolha certa para este Carnaval em casa

Com este carnaval bem diferente, quase surreal, as estreias nos streamings deixaram a desejar, temos lançamentos de fracos a ruins. Depois de filtrar entre séries e filmes lançados na semana, sobrou o filme razoavelmente bom “Relatos do Mundo”, pelo streaming Netflix. A película tem como protagonista Tom Hanks (dispensa apresentações), além da direção pra lá de competente de Paul Greengrass (trilogia Bourne – 2004 a 2016). Hanks e Greengrass não trabalhavam juntos desde o excelente filme Capitão Phillips (2013).

A trama toda se desenvolve no ano de 1870, cinco anos após o fim da Guerra de Secessão que começou com um longo debate sobre a escravização dos negros, mostrando um país totalmente dividido em suas entranhas. Hanks incorpora o Capitão Jefferson Kyle Kidd, ex-confederado e viúvo que já lutou em duas guerras, viajando através do Texas e oferecendo notícias do mundo às pessoas enquanto os jornais não se tornam mais acessíveis. Assim nasce o protótipo do âncora jornalístico contemporâneo. Capitão Kidd aceita uma proposta para levar Johanna, uma menina de dez anos, até seus familiares.

Mais de um século após o término desta guerra civil e a situação, não só nos Estados Unidos, ainda é mal resolvida. Enfatizando que o último presidente colaborou muito para aprofundar a crise. Curiosamente o diretor do filme não toma rumo algum dentro deste contexto histórico, mantendo-o apenas como pano de fundo, preferindo abordar as personalidades tão diferentes de Capitão Kidd e Johanna e a relação afetiva que nasce entre eles.

Apesar desta história estar já bastante explorada como roteiro de faroeste, “homem com passado sombrio leva criança até seus pais em uma viagem difícil”, a trama rapidamente se torna intimista, algo inusitado para o gênero. E Greengrass, de maneira muito competente, mergulha em uma estética estranhíssima, cheia de detalhes por todos os cantos, apresentando um universo quase surreal, como nosso carnaval.

Johanna é interprestada por Helena Zengel (Transtorno Explosivo – 2019). Zengel, apesar da pouca idade, possui um número considerável de filmes em seu currículo. Em Relatos do Mundo a atriz não tem muito espaço para desenvolver seu personagem por dois motivos; seu personagem é uma caipira do mato que mal sabe falar, ela está ao lado de Tom Hanks. Mas, apesar dos pesares, ela se sai muito bem.

Embora seja um western do tipo comportado-intimista, o filme vale a pena por Greengrass e Hanks. Bom carnaval em família.

Marcelo Minka

Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas.

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.