Por Marcelo Minka
Lançado na semana passada e em cartaz nos cinemas da cidade, “Meu Malvado Favorito 4” se junta à franquia como um capítulo agridoce. Trazendo de volta Gru, suas adoráveis filhas e os Minions em mais uma aventura cômica. O filme diverte com seu humor pastelão e personagens cativantes, mas falha em inovar ou entregar uma história memorável.
A trama gira em torno da descoberta de Gru de um irmão gêmeo perdido, Dru. Juntos, eles embarcam em uma missão para recuperar um artefato mágico, enfrentando um novo vilão peculiar e os desafios da dinâmica familiar.
Malvado, mas nem tanto
O filme acerta em reintroduzir os elementos que consagraram a franquia: Minions em situações caóticas dão um show, Gru dividido entre o bem e o mal e as adoráveis Agnes, Margo e Edith. As piadas são frequentes e garantem gargalhadas, principalmente com os Minions, que continuam roubando a cena com seus bordões e ações imprevisíveis.
No entanto, “Meu Malvado Favorito 4” peca pela falta de originalidade. A história segue um ritmo previsível, sem grandes surpresas ou reviravoltas, o bom e velho mocinho versus bandido. O vilão, Gru-Dru, apesar de caricato e engraçado, não apresenta uma ameaça convincente e sua motivação para o conflito se torna fraca ao longo da narrativa.
Outro ponto questionável é o desenvolvimento dos personagens. Gru, que nos filmes anteriores apresentava um arco de redenção interessante, parece estagnado em seu papel de pai protetor e agente da Liga Anti-Villain. As meninas, apesar de fofas, não ganham muito espaço para crescer e Agnes, a queridinha da franquia, tem sua personalidade reduzida a piadas singelas.
Mesmo com seus pontos fracos, “Meu Malvado Favorito 4” se salva pelo carisma dos personagens e pela diversão leve que proporciona. É um filme despretensioso, ideal para entreter as crianças e arrancar sorrisos dos adultos. Vá ao cinema sem grandes expectativas, apenas para dar boas risadas.
Imagens: reprodução/Illumination
Marcelo Minka
Graduado em licenciatura em Artes Visuais, especialista em Mídias Interativas e mestre em Comunicação com concentração em Comunicação Visual. Atua como docente em disciplinas de Artes Visuais, Semiótica Visual, Antropologia Visual e Estética Visual. Cinéfilo nas horas vagas. Me siga no Instagram: @marcelo_minka e @m_minka_jewelry
Leia todas as colunas de Cinema
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.