Skip to content

TODA BONITA: Colágeno, o queridinho do momento!

Hoje vamos tratar de um assunto que, vira e mexe, faz parte das rodas de comentários entre homens e mulheres, o colágeno! Mas o que é esse elemento que vem prometendo milagres para a pele e garantindo a regeneração de rugas e marcas de expressões e, por que não, uma aparência de alguns anos mais jovem?

Bom, o que se sabe é que o colágeno é, tecnicamente falando, uma proteína composta por aproximadamente 3000 aminoácidos que estão dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, e formam uma espécie de hélice tripla com característica flexível e robusta. Daí se tem que a sua principal função é a de deixar a pele mais firme, articulações mais resistentes além de dar a sustentação a ligação entre musculatura e estrutura óssea.

Mas e na pele? Então, esse milagre da estética é de origem animal e extraído da pele, cartilagens e tendões de aves, suínos e bovinos. O famoso colágeno hidrolisado nada mais é do que um  processo no qual há a agregação de água ao colágeno animal, chamado de hidrólise, onde se obtém em forma de pó branco.

Consumido mundialmente, ele atua no fortalecimento de unhas e articulações frágeis, promove maior resistência a fraturas além de ajudar no crescimento e brilho aos cabelos. Na pele, ajuda a adquirir mais tônus, hidratação, e promove a redução da flacidez cutânea. Em sua forma hidrolisada desempenha um papel muito importante na prevenção e no tratamento da artrose e osteoporose e tem sido utilizado para minimizar a ocorrência de lesões ocorridas na terceira idade, já que mantém o tecido articular mais elástico e hidratado!

Sem maiores contra indicações, o queridinho da juventude pode ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação, drogarias, e sites da internet. Com recomendações médicas, a sugestão de consumo varia de dez a vinte gramas diárias (1 a 2 colheres de sopa) de colágeno hidrolisado diluído em meio copo de suco, leite ou iogurte. Mas, se vale a dica, uma fonte boa e barata de colágeno não hidrolisado, mas que ainda garante seus efeitos a longo prazo, é a famosa GELATINA! Isso mesmo, caro leitor(a), seu consumo ajuda para a manutenção da juventude, deixando unhas, cabelo e pele mais bonitos.

Vale lembrar que, além da função de preenchimento de rugas e marcas de expressão, esse queridinho vem para ajudar combate as temidas celulites, pois ele atua na melhora do sistema linfático, que garante uma melhor elasticidade e hidratação. Sabemos que a celulite é inflamação e a gelatina não é o suficiente, ela contém apenas 10% de proteína e sua associação com açúcar prejudica tal processo inflamatório. Ou seja, procure não consumir as gelatinas industrializadas, que são ricas em corantes artificiais, açúcar e adoçantes. Segunda dica é de consumir as gelatinas brancas ou incolores, em pó ou em folha e para colocar sabor faça ela com um pouco de suco de frutas, deixando a sobremesa mais saudável.

A indústria farmacêutica de cosméticos vem inserindo essa proteína na composição dos seus produtos, mas nada se compara a sua absorção da forma tradicional, seja em cápsulas, pó ou gelatina!

Seguindo as orientações do fabricante, médicas ou da esteticista, o colágeno só vem para trazer benefícios a sua pele!

Foto: Visual Hunt

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.