Skip to content

TODA BONITA: cabelos, cortes e a matemática, o que eles têm em comum?

Hoje vamos falar de um assunto que mexe com as cabeça das leitoras, literalidade!

Um cabelo bem cuidado apresenta características bem definidas como ausência de tricopitliose (pontas duplas), brilho intenso, textura macia ao toque e volume controlado. Para garantir que tais características sejam mantidas, o mesmo deve passar por cuidados que garantam a sua saúde, como utilização de produtos adequados a cada tipo, realizar o corte (a cada 30 e no máximo 90 dias) regularmente, manter uma dieta equilibrada, uso de protetor solar e térmico capilar, realizar hidratações e manutenções no salão com o profissional qualificado.

Sobre a matemática, cada vez mais o tema vem se inserindo em diferentes áreas da beleza, nos salões. Em relação ao corte cada vez mais tem se adotado as noções da geometria para aplicação de noções referentes às formas geométricas reconhecendo por exemplo, rostos arredondados, ovais, triangulares para então produzir o melhor corte de cabelo para cada tipo de cliente.

Para realizar um corte, o profissional deve em primeiro lugar analisar a cliente, seu estilo de vida, o que ela deseja e o que pode ser realmente feito, seu estado de espirito e humor, bem como as características físico-químicas desse cabelo, para que, logo após realizar um processo mental de divisão da cabeça, observando diferentes ângulos a partir dos quais procederá ao corte.

Enfim, podemos então correlacionar que a geometria capilar está intimamente relacionada ao estudo da melhor proposta de corte ao cliente de acordo com os diferentes padrões de fisionomias existentes.

Abaixo temos algumas dicas com possíveis cortes a serem feitos de acordo com as características do seu rosto:

Rosto Oval – Aceita diversos tipos de cortes, que podem variar desde os curtos até os longos. A franja também é opcional para este tipo de formato de rosto. Para dar um toque extra, entre na moda e evite desenhos retos para os fios. Um corte mais desfiado ou desconectado pode render charme extra a este visual.

Rosto Redondo – É importante não abusar no volume dos fios, em sua extensão. Deixe a parte de cima mais carregada e as laterais desfiadas. As franjas e o comprimento um pouco abaixo do ombro são recomendados e podem ser tanto assimétricos quanto retos. Rabo de cavalo pode não ficar bom para esse formato de rosto.

Rosto Quadrado – Cortes de comprimentos variados são indicados para este formato de rosto. Caso queira um look mais curto, o chanel é uma boa aposta. Cortes mais longos também são indicação certeira. A franja reta deve ser evitada, mas se for em camadas, mais longa, pode cair bem.

Rosto Triangular – Os cabelos desconectados são uma ótima indicação para este rosto. Seja o corte longo, médio ou curto, os fios assimétricos rendem charme e equilibram o formato da face. Especialmente se o seu cabelo for cacheado ou crespo, evite os fios retos. As franjas podem ser curtas e retas ou longas e desfiadas.

Claro que cada um se adapta a melhor opção, mas se vale a principal dica, independentemente do corte que for fazer, se sinta bem e confie no profissional que irá realizar a melhor proposta para suas madeixas!

Foto: Pixabay

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

1 comentário

  1. Qual receita você mais recomenda pra crescimento rápido?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.