Por Ângela Diana
Numa reunião com amigos, tive a triste perspectiva de que a visão sobre a arte e os artistas continuam como a séculos atrás por aqui…
Nem cabe um ponto de interrogação na frase acima…
E só tristeza mesmo e isso apenas três pontos descrevem…
Um amigo contava de uma reunião em que vários consultores, de várias áreas, estavam discutindo políticas públicas para Londrina… Então, né! O que aconteceu? Simplesmente ele, que é uma pessoa muito clara (o conheço há anos), me contou que os representantes das artes não falavam coisa com coisa!
Quando fui explicar para uma amiga (no mesmo encontro) que cada pessoa tem seu processo de criação, ela me olhou quase indignada, como se eu estivesse inventando uma história pra “boi dormir”…
O encontro com os amigos foi ótimo, mas a sensação no fundo do estômago de angústia e desânimo ficou marcado.
Não é como uma decepção com minha profissão (as pessoas decepcionam, a arte não!). É uma decepção com vários profissionais artistas que estão em posição de um certo “poder” que não fazem o que devem!
Na verdade, é uma junção de coisas: artistas que dão aulas em universidades e que regem esses cargos e que pensam apenas em politicagem, sem trabalhar pela classe, artistas que preferem o “poderzinho” régio e que estão na Secretaria da Cultura e que só pensam nos altos salários… E por aí vai…
Só quem está dentro da profissão, aqui, sabe aonde pega!
Artistas tinham que dar aulas em escolas, artistas tinham que ter também incentivos para poder trabalhar tranquilamente, artistas não são loucos, bêbados (aliás, para quem não sabe, alcoolismo é doença, tá?), artistas são pessoas que trabalham, que estudam, que fazem com que sua vida não fique tão insuportável!
A arte pode mudar as pessoas e as pessoas podem mudar o mundo! A arte empodera! E isso não tem a ver só em ganhar dinheiro! Empoderamento não é ficar rico, meu caro e cara amiga, que está lendo essa coluna agora!
Conheço muita gente que ganha muito dinheiro e é uma merda de pessoa! É o tipo de gente que vai ter que voltar aqui muitas vezes para aprender e consertar o mal que faz na vida dos outros!
A arte desenvolve o intelecto, a cognição fina, a inteligência (várias, aliás!).
Agora, a grande responsabilidade das pessoas não entenderem quem somos e a que viemos são de quem falei acima e de nós mesmos! Profissionais que usam TODOS OS TERMOS TÉCNICOS para falar com leigos, que se deixam ter a “estrelinha” na testa, por ter “carguinhos’ de poder! Gente que pode ensinar o que é ser artista, o que é arte e prefere entrar no casulo e calar-se!
E “calar-se” também quer dizer parar de fazer seu trabalho porque o mundo é ruim!
Sério isso? Conheço artistas que a vida virou tudo de ponta cabeça e está trabalhando! Deixando obras significativas!
Outra coisa! Quem tem que estar em cargos administrativos é gente que tem esse perfil! Que tem estudos e experiência em administração cultural!
De boa? Vai demorar…
Visão de um feudo rural
Vai demorar muitos anos para que essa cidade seja algo mais que um feudo rural! E nós os servimos, senhores donos de grandes extensões de terra…ou grandes construtoras que mandam por aqui…ou até o crime organizado…
Só pode! Para o perfil do londrinense piorar a ponto de viramos um povo vestido de púrpura em cima e com o pé na lama vermelha ainda!
Povo esnobe, que não sabe nem respeitar sinal de trânsito num estacionamento de mercado, que não dá valor no trabalho de ninguém, que é capaz de humilhar quem está atrás de um balcão, que vai numa exposição de arte e fala: “isso eu também faço”! Que é capaz de chegar num artesão que fica horas trabalhando e quer colocar preço no trabalho desse profissional!
Que não sabe o que significa ser “anarquista” e fala bobagens do tipo “aqui vai virar uma Venezuela”! Vão estudar!
ISSO É ARTE! É ISSO QUE A ARTE FAZ COM QUALQUER UM! ENSINA A PENSAR!
A QUERER ESTUDAR!
Vai demorar………vou ali chorar na escada, tomar café, balançar a poeira vermelha e continuar…
Para você que SE ACHA, meus pêsames…você vai virar poeira como todo mundo.
E aos amigos e amigas, pessoas que querem o “saber” e que, muitas vezes, têm dúvidas sobre o trabalho dos artistas e da importância das artes, minhas sinceras desculpas! Da minha parte, ainda vou lutar mais e estudar mais para poder levar para quem eu conseguir a importância da arte no mundo e um pouquinho do parco conhecimento que tenho! Porque eu também vou virar pó, mas aos menos que seja um pó de estrelas!
Conhecimento é para ser passado, ele pertence a todos, todas, TODES!
Pax!
Foto principal: Pinterest
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.