Por Ângela Diana
Semana passada, eu pedi que me enviasse perguntas para serem feitas aos futuros candidatos a prefeito de Londrina. Na coluna de hoje, vou publicar algumas questões para esses interessados em administrar a cidade. Veja se você concorda com as perguntas.
LEIA TAMBÉM
Questionário:
1 – Você conhece a história de Londrina e todos os arquitetos, urbanistas e artistas envolvidos?
2 – Qual o SEU projeto para a cultura, como um todo?
3 – QUEM vai ser o secretário(a) da Cultura?
4 – Qual a formação dessa pessoa na área de ADMINISTRAÇÃO CULTURAL?
5 – Qual a SUA visão de Londrina como polo artístico, cultural e turístico?
6 – QUEM vai administrar a ENORME quantidade de dinheiro que chega aqui, através de recursos estaduais e federais. para a cultura?
7 – Você vai se reunir com TODAS, TODES E TODAS artistas e fazedores de cultura QUANDO?
8 – Fale-me mais de você (nesse momento , gostaria de me imaginar na frente da pessoa, pegar um caderninho e ir anotando se a pessoa tem NOÇÃO de quantas gente trabalha pela cultura nessa cidade!)
9 – Quais os projetos para o malfadado Teatro Municipal, reforma do Museu de Arte, reforma do Teatro Zaqueu de Melo, para começar a conversa?
10 – Quais os projetos para revitalizar o centro histórico ? REVITALIZAR significa, também, tirar essa porcaria de calçada de cimento e voltar com o petit pavê do chão do calçadão, tombamento de casas, centros históricos, transformar esses centros em núcleos para artistas e fazedores da cultura.
E para isso,a pessoa vai ter que saber com profundidade o que LONDRINA representa para o resto do nosso estado e país!
11 – Quais os projetos junto a ACIL, para parar com esse monte de lojas da China que está tomando o centro faz tempo? A ACIL e prefeitura não dão nenhum incentivo para quem sempre batalhou por aqui, nenhuma loja dura mais, a cidade está morta!
Óbvio que é outro segredo de polichinelo aqui… Londrina está sendo vendida há tempos. Se o Brasil e o Paraná já estão nessa, imagina uma cidade considerada “do interior”?
12 – Quais projetos para fazer parcerias culturais com fundação Caixa Econômica, Fundação Itaú, etc?
(Ou seja, você tem algum plano para trazer gente que trabalha com cultura mundialmente e que pode ser nossos parceiros para colocar Londrina e os seus artistas no mapa Mundi?)
13 – Você conhece os festivais daqui e COMO surgiram?
14 – Quais os projetos para revitalizar esses festivais e mais uma vez Londrina estar no mapa do Brasil?
15 – Quais seus planos para fazer parcerias com a dona UEL e demais universidades para mapear os PRODUTORES TODOS, TODES E TODAS, da cidade?
16 – Quais os planos para cultura a curto, médio e longo prazo?
17 – A Secretaria de Cultura vai voltar a funcionar e tratar igualitariamente os artistas ou vai continuar nessa pasmaceira, beneficiando somente alguns produtores culturais?
É isso, por enquanto!
Se você quiser adicionar mais perguntas, mandem no meu e-mail angeladiana24@gmail.com.
Dica da semana: Primeiro Festival Literário de Londrina!! Nessa sexta (14), das 13 as 19 horas; e no sábado, a partir das 10 da manhã, na Biblioteca Pública!
Até dá um quentinho no coração! Obrigada pessoal, que teve essa brilhante ideia, sei o quanto vocês devem estar batalhando para isso acontecer!
Pax vobiscum para quem merecer!
Fotos: Acervo pessoal
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.