Por Ângela Diana
E finalmente está chegando o dia da abertura da expô das bordadeiras e bordadeiros juntamente com nosso especialíssimo Clube do Choro! Será dia 18 de outubro às 19h30, no Museu Histórico de Londrina.
Essa exposição faz parte das comemorações do cinquentenário do Clube do Choro, que será comemorado em 30 de março de 2026! E como esses maravilhosos e maravilhosas musicistas ainda fazem muita “historia “( MÚSICA!), por que não começar já as comemorações?
O Choro, estilo musical brasileiríssimo, completou 150 anos, dos quais, nas palavras das organizadoras e organizadores do evento, 50 foram vividos em Londrina!!
Nesses 50 anos, o Clube deu continuidade com a velha e a nova guarda, inclusive com as Choronas!
Das quais seis delas se destacam: HYLÉA FERRAZ, NATÁLIA LEPRI, ROSANA MORAES, a flautista DÉBORA ALMEIDA e a violinista PRISCILA GROSSI!
Faz parte da história do Clube também uma bela turnê pela Europa e a exposição!
Não posso fazer a coluna de hoje, sem citar as bordadeiras e bordadeiros e agradecer a OLINDA EVANGELISTA e OSÓRIO PEREZ (que foi gentilíssimo comigo, me dando uma bela aula sobre a música “CARINHOSO”, de Pixinguinha, me mandando a partitura, letra e ouvindo sobre a história da minha escolha do homenageado, maestro DORIVAL BRÁULIO, o “Mão de onça”)!
Maestro Dorival fala, em uma reportagem, dos lugares que eles tocaram, das pessoas da época…
Uma época que não conhecemos os primórdios da nossa PEQUENA LONDRES…
E minha escolha foi porque meu pai, ADÉCIO DIANA, tocava essa música desde que eu era pequena, no trumpete ou piston!
Ele também tocava de “ouvido”, assim como os primeiros “chorões ” que se reuniam em torno do rádio para aprenderem a tocar as músicas…
E aqui vão os nomes das boradeiras e bordadeiros, que espero poder conhecer cada um deles e suas obras!
No fio da agulha
Aliás, essa expô também vai para Belo Horizonte, a convite do nosso bordadeiro RONALDO MOREIRA (Claro que trarei TODOS os detalhes dessa mostra e da feira do bordado em BH! Afinal, a gente precisa saber que em outros lugares do Brasil acontecem eventos, que poderiam acontecer AQUI também!
E, agora, segue os nomes dessas pessoas tão talentosas, que nesses meses todos, trabalharam com linhas para contar uma história que marcou e continua a marcar a vida de tanta gente! A união no grupo, as rodas dos bordados, o bordado do “panão”( NÃO VOU DAR SPOILER!), remete a um tempo que as pessoas, as mulheres mais precisamente, se reuniam para trocas! Para rirem e chorarem… Para bordar a vida!
Participam com seus belos bordados : ALICE ZUNDT, ANA BEATRIZ FRANCISCO DE MELO, ANA CLAUDIA GUILHERME DE CARVALHO, ANA PAULA BEREHULKA, ANDIARA RIBEIRO, ANGELA DIANA (sim! Graças à OLINDA EVANGELISTA! Gratidão!), CARLA FRANCISCA DE SOUSA VIEIRA, CELIA GRANHEN TAVARES, DANIELE STEGMAN, DOMITILA BERCHT, ELOISA ROCHA, EXPEDITA RICARTE, MARISTER SCHWALB MORAES, JÉSSICA HAUANA REIS, JOSÉ ANEGER DE SOUZA SOBRINHO, KIMIE NORITOMI, LEANDRO AUGUSTO EMIDÍO DE CARVALHO, LUCIANA CARLA BERBEL WOLFF, MARCELA BIGARDI, MARIA DAS GRAÇAS VERMELHO, MARIA JOSÉ VERMELHO MARTINS, MARILENE DANDOLINI, MARINA BIGARDI, MARISA SILVA, OLINDA EVANGELISTA, RONALDO MOREIRA, ROSÂNGELA AMARAL DE ALMEIDA, SILVIA ZANATTA DA ROS, SUSAN APARECIDA MARIOT, TAILA DUARTE, TANIA FABER FERNANDES, VANIA APARECIDA DE OLIVEIRA BATISTA, VERLAINE CARLINHA RISSI, VIRGINIA FUKUDA, VITÓRIA BRANDT e ZULA AURÉLIO.
Sigam o CLUBE DO CHORO DE LONDRINA, nas redes sociais.
Esperamos todas, todos e todes na abertura, que promete!
E, lembrando, teremos a abertura oficial do “COLETIVO COTIDIANAS“, nesse domingo (15 de outubro, às 16 horas, no SESC CADEIÃO.)
Com a presença especial das meninas maravilhosas da CANTORIA, CHRIS VIANNA e ESTELA TRIUNFO! Também não darei SPOILER!).
Gente! Vai ter muito assunto para as próximas colunas! Aguarde e prestigie! Todos os dois eventos são gratuitos e abertos a todas, todes e todos!!Pax vobiscum!
Ângela Diana
Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos. Instagram angela_dianarte
Leia todas as colunas de Arte
Fotos: Acervo pessoal
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.
1 comentário
Linda fala Ângela,que mais e mais pessoas possam ter essa energia ,esse amor, em suas palavras .Sempre que a ouço me transporto para além.Fiquei relembrando a música “Carinhoso”, todos seus nuances que tocam o coração,a beleza dos seus versos,da melodia, todas as vezes que a ouço é como se fosse a primeira vez !
Te desejo sucesso!