Serviço vai oferecer uma equipe técnica e multiprofissional para atendimento a terceira idade
Equipe O LONDRINENSE com assessoria
Trata-se de uma iniciativa inédita em Londrina enquanto serviço municipal. Era oferecido apenas na rede privada. Será disponibilizado espaço físico de acolhimento e atendimento especializado à população com idade igual ou superior a 60 anos. O serviço será oferecido pela instituição Cristma – Movimento Cristo Te Ama, localizada na Rua Almeida Garret, 115, em frente à barragem do Lago Igapó. O atendimento será em dias úteis, no período das 8h às 17h.
O intuito é atender idosos com grau leve ou moderado de dependência em situação de vulnerabilidade social, que necessitam de cuidados específicos ou auxílio para as atividades diárias, como alimentação, mobilidade e higiene, atuando na prevenção de situações de risco e evitando o isolamento social destes indivíduos. A secretária municipal do Idoso, Andréa Ramondini, destacou que o projeto vem atender a demanda das famílias que não têm possibilidade de assistir o idoso no domicílio em tempo integral.
A equipe técnica e multiprofissional da Casa Dia é formada por coordenador, psicóloga, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, motoristas, auxiliares de enfermagem, cuidadores, auxiliar de limpeza e cozinheira. Os idosos acolhidos pelo projeto contarão com refeições balanceadas, incluindo café da manhã, lanche da manhã, almoço e café da tarde. Haverá atividades recreativas e comunitárias, que incluem lazer, cultura, esporte, entre outros. Também serão realizadas reuniões periódicas com os familiares para o acompanhamento da evolução da pessoa idosa na instituição, orientação e esclarecimento de dúvidas.
A equipe da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa da Secretaria Municipal do Idoso, junto à assistente social e psicóloga, vem realizando uma triagem com os solicitantes das vagas desde o final de fevereiro.
Imagem: Visual Hunt