Skip to content

Morre o radialista Zezão Makiolke

Radialista lutava contra o Mal de Parkinson e teve falência múltipla de órgãos

Equipe O LONDRINENSE

Morreu na madrugada desta terça (14), o radialista e defensor dos animais José Maria Makiolke, o Zezão, aos 71 anos. Zezão estava internado há tempos, lutando com as consequências do Mal de Parkinson. Ele trabalhava na Rádio Paiquerê desde 1974 e ficou conhecido com o bordão “Alegria, Alegria”. O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), decretou três dias de luto oficial.

Com o fotógrafo Airton Procópio dos Santos, o Caximbo (Foto: Acervo pessoal)

Makiolke nasceu em Londrina, em 7 de novembro de 1947. Começou no rádio há 55 anos, com 16 anos. Seu primeiro emprego foi na Rádio Difusora de Londrina, no elenco de rádio teatro. Depois das novelas, vieram as apresentação de programas, fazendo reportagens, redação e locução. Girou por quase todas as rádios de Londrina, passou por Curitiba na Tinguí e na Emissora Paranaense e, no Rio de Janeiro, pelas rádios Tupi e Tamoio.

A irreverência na hora de vencer o calor do estúdio de TV (Foto: acervo pessoal)

Paralelamente ao rádio, desenvolveu atividades na televisão a partir de 1964. Começou na TV Coroados como tele-ator, passando a garoto propaganda e noticiarista. Durante 25 anos apresentou os principais telejornais da emissora, com passagem pelo Jornal Nacional – Edição local. De 1987 a 1992, girou as cidades do Norte do Paraná com o “Show do Zezão”, uma verdadeira caravana da alegria e da comunicação, levando sempre consigo os artistas da terra.

Makiolke também foi vereador, Elvis Presley e Papai Noel. Fez inúmeros shows pelos bairros da cidade com esses dois personagens. Amante da música e da natureza, José Makiolke também dedicou parte do seu tempo para cuidar de cães, a maioria maltratados e abandonados pelas ruas da cidade. Chegou a ter 50 cachorros, acomodados no quintal de sua casa.  Recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão benemérito de Londrina.

O velório será na Câmara de Vereadores das 10 às 17 horas e o sepultamento será no Cemitério São Pedro.

Foto principal: Devanir Parra

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.