Morre Dr. Oscar, depois lutar a vida toda contra o racismo

oscar

Advogado e economista, era um ativista do Movimento Negro. Sepultamento será às 17 horas no Cemitério São Pedro

Telma Elorza

Equipe O LONDRINENSE

Morreu, no início da noite de segunda (20), o advogado e economista Oscar do Nascimento, conhecido por Dr. Oscar. O velório acontece nesta terça (21), na Câmara Municipal de Londrina. O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério São Pedro. O advogado tinha 89 anos.

Membro de Honra da Comissão de Promoção da Igualdade Racial e Minorias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-LD), Dr. Oscar era um dos principais militantes do Movimento Negro do Paraná.

Em 2015, quando foi homenageado pela OAB do Paraná, dr.Oscar disse: “Eu fiz advocacia para isso, para combater o racismo. Meus pais eram semianalfabetos. Eles me disseram que eu deveria fazer tudo para combater o racismo, o negro não tem vez. Quando terminei a faculdade de direito éramos apenas dois estudantes negros, eu e Lídio Amorim. Nós sofremos muito preconceito”.

Dr. Oscar nasceu em 25 de dezembro de 1929 na cidade de Coroados (SP) e passou a residir em Londrina desde a infância. Filho de lavradores, formou-se em Economia e Direito num contexto em que o sistema educacional superior brasileiro, especialmente a universidade pública, era imensamente restrito aos negros, em razão das desigualdades sociais e raciais acumuladas historicamente e que persistem na atualidade.

Em 1954, ele começou o curso de Economia na Universidade Federal do Paraná, no qual foi o único estudante negro de sua turma. Em 1961 passou a cursar Direito na Faculdade Estadual de Direito de Londrina formando-se em 1965. Lecionou por 42 anos, atuando como docente no ensino médio, técnico e superior. Foi um dos fundadores do clube AROL, Associação Recreativa Operária de Londrina, organização negra criada na década de 1950, sob liderança de Cypriano Manoel – cuja importância instaura-se na luta pela inserção do negro na sociedade londrinense e na resistência contra a discriminação racial .

Também era presidente da seccional londrinense da Federação Umbandista do Paraná e lutou a vida toda contra o preconceito contra as religiões de matrizes africanas.

Foto: OAB

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

Opinião

Vaticano: o perigo do retorno ao conservadorismo

Há um risco real de retrocesso na Igreja Católica com a sucessão do Papa Francisco, que foi um líder progressista, defensor dos pobres e inclusivo com os LGBTQ+, o que gerou forte oposição do conservadorismo mundial. Agora, com a possibilidade de eleição de um Papa conservador, teme-se a reversão dessas conquistas.

Leia Mais
plugins premium WordPress