Dentre os temas que serão discutidos estão o projeto Kavá, Masterplan e o Plano de Transparência; reunião será presencial e on-line
O LONDRINENSE com assessoria
O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) realiza, nesta segunda-feira (7), a partir das 19 horas, sua 85ª reunião ordinária aberta a toda comunidade. A pauta inclui o Masterplan de Londrina, Plano de Transparência e a tramitação do Projeto Kavá, entre outros informes pertinentes.
O encontro será realizado de forma híbrida. Parte dos interessados poderá participar presencialmente no Auditório da Prefeitura de Londrina, localizado na Avenida Duque de Caxias, 635, 2° andar. E haverá transmissão para participação também de forma on-line, através da plataforma oficial de webconferências da Prefeitura. Para acessar, basta clicar aqui.
De acordo com o presidente do CMTCSL, Auber Silva Pereira, a reunião irá tratar de pautas que vêm sendo discutidas ao longo dos últimos encontros. “Um ponto principal, que já está indo para a terceira reunião, é a questão do relatório de atividades do primeiro semestre de 2020. Esse será um dos pontos que iremos tratar, assim como o andamento do Projeto Kavá, entre outras pautas pertinentes”, disse.
O presidente da CMTCSL ressaltou, ainda, a importância do Projeto Kavá, realizado em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). “A proposta do projeto é avançar no controle social, trazendo transparência ativa e atualizada das informações. Através de um sistema que irá utilizar tecnologias como a inteligência artificial e o Big Data, o objetivo é propiciar dados abertos à população, sem que o indivíduo tenha que pedir acesso a essas informações que devem ser públicas”, ressaltou.
As pautas são discutidas através de três eixos de conferência: Metas e Indicadores; Capacitação e Engajamento e Prevenção e Combate à Corrupção. “Por meio desses três eixos, o Conselho prima pelo controle social, que é o momento em que a população tem acesso e voz para exercer seu direito. Nas reuniões deliberamos pautas perenes, como transporte coletivo, plano de saneamento, plano de mobilidade, moradia e outros. Há vários aspectos que precisam ser discutidos constantemente”, reforçou o presidente do CMTCSL.
Foto: Arquivo/N.Com