Skip to content

Aplicativo de caronas é opção prática para viagens mais baratas

Plataforma conecta pessoas que desejam fazer viagens de longa distância com condutores que queiram dividir custos

Filipe Muniz
Especial para O LONDRINENSE

Os aplicativos de transporte mudaram a forma como as pessoas se locomovem dentro das cidades. Para fora delas, não seria diferente. Usuários estão, cada vez mais, sendo atraídos pela economia e praticidade oferecidas pelos apps que facilitam as caronas em viagens de longa distância.

É o caso do BlaBlaCar. A plataforma permite que condutores “rachem” os custos com quem recebe a carona, gerando economia para ambos. O pagamento é feito diretamente ao motorista e não são cobradas taxas de uso do serviço.

O engenheiro eletricista Diego Rafael de Souza, 28, conheceu o aplicativo em grupos de carona no Facebook. “Tinha que ficar procurando alguém que estivesse indo para o mesmo destino que o seu. Nesses grupos, algumas pessoas postavam as caronas e falavam que estavam disponíveis no BlaBlaCar”, disse.

À época, ele cursava Engenharia Elétrica em Londrina e se deslocava para Maringá, onde passava os finais de semana com a família. Graduado e trabalhando na área, Diego de Souza continua oferecendo e recebendo caronas. A economia obtida nesse trajeto em um mês é de quase R$ 250, em comparação com o preço do ônibus; e de mais de R$ 300, se comparado com os custos de dirigir sozinho.

Para ele, um dos atrativos foi a praticidade. “O aplicativo é bem simples de usar. Você coloca o seu percurso, a data, a hora que você pretende ir e ele mostra as pessoas que irão fazer aquele percurso, naquela data e hora”, explica.

Outro atrativo é a segurança da plataforma, que verifica o número de telefone e endereço de e-mail dos usuários, além de moderar as fotos e mini biografias. “Eu acho seguro porque você consegue acompanhar as qualificações dos demais usuários. Então, dá para escolher se deseja ou não oferecer carona. E isso você não consegue obter nos grupos”, contou o engenheiro eletricista.

O diretor da BlaBlaCar no Brasil, Ricardo Leite, conta que as pessoas começam a usar a plataforma para economizar, e acabam gostando das interações e amizades criadas. “Quando a gente pergunta o porquê de gostarem do aplicativo, que é diferente de perguntar por que elas usam – as pessoas falam que é por causa de quem conheceram nas viagens. É muito comum conhecer pessoas diferentes, histórias novas”, disse.

Entre as pessoas diferentes estão diversos estudantes que, assim como Diego de Souza, se deslocam entre as universidades e suas residências. Segundo a empresa, o número de caronas nas regiões do Brasil com grande concentração de universidades cresceu em média 77,3% em 2018.

Os destinos que registraram o maior aumento de caronas no período foram Londrina, Maringá e Curitiba. Nessas três cidades, mais de 20% das caronas feitas pelo aplicativo são para universitários.

Criada na França, a BlaBlaCar é a maior plataforma de caronas de longa distância no mundo. Está presente em 22 países. Chegou ao Brasil em 2015 e já possui 3 milhões de usuários e mais de 40 mil rotas cadastradas. A plataforma pode ser acessada por sistemas Android, iOS e pelos navegadores.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.