5 Coisas que não são exclusivas de Londrina mas que aqui foram levadas a outro nível

ceuazul

Algumas cidades têm o dom de ser destacar por coisas que não tem nada a ver com sua geografia e paisagens, muito menos administração pública ou economia. Londrina é uma delas. Existem aqui algumas particularidades que podem não ser exclusivas mas que foram levadas à perfeição ou um nível muito superior. Confira

Telma Elorza

Equipe O LONDRINENSE

Capital da maionese verde

Foto: Foursquare

Londrina não tem exclusividade ao conceito do molho verde (maionese com temperos, principalmente cheiro verde) para acompanhar os lanches mais tradicionais. Mas aqui você encontra em praticamente todas boas casas do ramo de lanches e salgados. E quando vem na bisnaga, então….. Deixe sua sugestão sobre qual é a melhor maionese verde da cidade nos comentários.

Prédio em forma de navio

Podem até existir outros no mundo, maiores e melhores, mas o prédio que hoje abriga o Blue Tree Premium Hotel, em Londrina, é simplesmente fantástico porque você não tem que imaginar a forma. Ele é um veleiro perfeito. O outro prédio mais impressionante que esse, em forma de barco, é um shopping center na China. Mas, ah, vai, pra que ir para China se tem essa beleza aqui?

Foto: Google Maps

Semáforos em rotatória

Print de um vídeo da RPC

As rotatórias surgiram nas vias públicas como uma forma de organizar o trânsito e reduzir a velocidade do veículo, já que o estreitamento da pista induz a redução, além de diminuir os chamados “pontos de conflito” (áreas de prováveis colisões). Mas quando os motoristas são tão mal educados e apressadinhos como os londrinenses, a solução da solução é instalar semáforos onde não deveria haver nenhum. Há anos, o município se vê obrigado a por semáforos em rotatórias muito movimentadas porque aqui ninguém sabe dar passagem ao outro. Pior que o (mau) exemplo já se espalhou por outras cidades. Coisa feia.

Crime ambiental que virou área de cultura, esporte e lazer

No carnaval desse ano, o Bloco Bafo Quente levou quase 25 mil pessoas ao aterro (Foto: O Londrinense)

O aterro do Lago Igapó II foi construído em 1985, quando o prefeito Wilson Moreira autorizou a instalação de drenos e o aterramento de parte do ribeirão do Cambé – com material descartado da indústria da construção civil – num dos maiores crimes ambientais já cometidos na cidade mas como a legislação não era tão restritiva….. Anos mais tarde, em 1998, na última gestão de Antônio Belinati, tentaram doar a área para empresas mas a polêmica gerada cancelou o projeto. No mesmo ano, Belinati assinou um decreto transformando a área em parque. Em 2016, o Ministério Público tentou fazer o município incluir, no novo contrato com a Sanepar, o “desaterramento da área” mas não prosperou. O que se sabe é que o crime ambiental virou um espaço de lazer e cultura importante para cidade. Aqui, até os erros são levados a outro nível.

Escala Londrina de céu azul

Foto: Janaina Ávila, a criadora da #escalalondrinadecéuazul

Embora esse detalhe não tenha nada a ver com a mão do homem, Londrina se destaca por seu céu azul impressionante, em dias ensolarados. Tanto que a jornalista Janaína Ávila criou a #escalalondrinadecéuazul para comparar nosso céu com outros locais, quando morava na Itália. E como Londrina tem uma média de dias de sol excelente, somos quase sempre beneficiados por esse céu magnífico. E isso tem fundamento científico. O site pt.weatherspark.com , que calcula índices para melhor experiência de viagens, caracterizou o clima agradável da cidade em dois índices de viagem:

1)O índice de turismo, dá preferência a dias pouco encobertos e sem chuva, com sensação de temperatura entre 18 °C e 27 °C. Baseado nesse índice, a melhor época do ano para visitar Londrina e realizar atividades turísticas gerais ao ar livre é do meio de abril ao fim de setembro, com o índice máximo na segunda semana de maio.

2) O  índice de praia/piscina dá preferência a dias pouco encobertos e sem chuva, com sensação de temperatura entre 24 °C e 32 °C. Baseado nesse índice, as melhores épocas do ano para visitar Londrina e realizar atividades de clima quente são do fim de fevereiro ao fim de abril e do início de novembro ao fim de dezembro, com o índice máximo na última semana de março.

Foto principal: Janaína Ávila

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse