No Dia Mundial do Meio Ambiente, listamos alguns hábitos simples que podemos mudar e, com isso, ajudar a preservar e proteger o Meio Ambiente.
Telma Elorza
Equipe O LONDRINENSE
Não desperdice água – banhos mais curtos, reutilização da água da máquina de lavar roupas e lavagem do carro utilizando baldes em vez de mangueira promovem uma economia de água bem interessante. Ah, nada de limpar a calçada com mangueira. Use a vassoura.
Economize energia – nada de lâmpadas e equipamentos ligados sem necessidade. Troque as lâmpadas por led, muito mais econômico.
Separe o lixo – separar os recicláveis dos rejeitos e orgânicos é essencial. Menos recicláveis nos lixões e aterros sanitários representa maior vida útil deles e menos material difícil de se decompor na natureza.
Reaproveite – alguns materiais podem ser reutilizados para outros fins. Nessa hora, é bom colocar a criatividade para funcionar.
Não jogue nada nas ruas, nem chiclete nem bituca de cigarro – Quase tudo que é descartado nas ruas vai parar nos bueiros (o que causa entupimento também) e depois para os rios da região. Aqui, em Londrina, o Lago Igapó é destino certo das bitucas jogadas nas ruas do centro.
Aproveite ao máximo os alimentos – Talos, folhas, sementes e cascas possuem alto valor nutritivo e podem ser utilizados em diferentes receitas. Além disso, dê preferência para produtores locais e use alimentos da estação. Você economiza, ajuda na economia local e se alimenta melhor.
Leve sacolas de pano ou outro material durável para o mercado – Dispense as sacolinhas plásticas, prefira a reutilizável.
Ande a pé – Em vez de tirar o carro para ir à academia, comprar pão ou até mesmo ir trabalhar (se não for muito longe, claro), prefira ir a pé. Além de saudável, você economiza combustível. Ah, se não pode dispensar o carro, utilize aqueles que utilizam biocombustíveis, como o álcool. E ofereça carona aos amigos e colegas de trabalho.
Não compre nada por impulso e sem necessidade – Não é necessário trocar o celular cada vez que um novo modelo chega ao mercado. Também não é preciso ir ao supermercado e encher o carrinho com supérfluos ou comida que não será totalmente aproveitada. Planeje suas compras com antecedência. Você economiza e ajuda a preservar o planeta.
Evite impressões desnecessárias – Será que imprimir esse papel é mesmo necessário? Pense em quantas árvores podem ser preservadas se você se cadastrar nas lojas para receber seus boletos via email. Antes de imprimir, pense se não pode ser substituído pelo meio eletrônico.
Tem muito mais coisas que podemos fazer. Se informe, pratique, preserve.
Fotos: Pixabay