Skip to content

Ideathon Smart Agro promove maratona de ideias inovadoras como soluções para o campo

Evento acontece nos dias 17, 18 e 19 de março, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR)

O LONDRINENSE com assessoria

Londrina se destaca cada vez mais como polo realizador de eventos de inovação para o agronegócio. Isso se deve à força do Agro na região, mas também à necessidade de produtores rurais terem, cada vez mais, acesso a soluções tecnológicas que visam proporcionar mais eficiência e sustentabilidade às atividades do campo. Além da força do Agro na região, isso se deve, também, à necessidade e preocupação de produtores rurais e profissionais que atuam no setor em terem acesso a soluções tecnológicas que visam proporcionar mais eficiência e sustentabilidade às atividades do campo.

Agendado para os dias 17, 18 e 19 de março, no Parque Governador Ney Braga, o Ideathon Smart Agro 2023, conhecido também como maratona de ideias, integra esse calendário de eventos e reunirá entusiastas em debater ideias criativas, de forma dinâmica e compartilhada, para proporcionar novos projetos e soluções futuras para o setor Agro.

O objetivo do evento é também preparar os participantes para o Hackathon Smart Agro, que acontece nos dias 15 e 16 de abril, dentro da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, onde as startups terão como missão desenvolver tecnologias, soluções inéditas e criativas com foco nos desafios tecnológicos do agronegócio.

A atividade é realizada pela Sociedade Rural do Paraná, Sebrae, Governança das Instituições de Ensino Superior de Londrina e Governança do Agronegócio da região de Londrina (Agrovalley). O evento é gratuito e as vagas são limitadas.

“O Ideathon é a fase de criação de uma ideia, com o direcionamento para uma solução, onde o mais importante é o ambiente de debate para que essas ideias possam ser compartilhadas e tiradas do papel. Através de soluções inovadoras, as startups ligadas ao agro cumprem um papel de extrema importância, que é apoiar o produtor em seus desafios no campo, impulsionando a competitividade do agronegócio”, ressalta o diretor de Inovação da SRP, Renan Salvador.

“Quando colocamos os participantes do evento em contato com o público agro, temos ótimas oportunidades para desenvolver soluções inovadoras. Eventos como o Ideathon precisam acontecer com uma ótima periodicidade para que o nosso agro tenha ainda mais sucesso em relação a tecnologia, inovação, sustentabilidade, além de envolver participantes, em sua maioria jovens, que se interessem pelo setor e tragam alternativas acessíveis para os produtores”, explica a coordenadora da Agro Valley, Daiana Bisognin.

A programação do Ideathon Smart Agro inclui conteúdo em formato talk, rodadas de mentorias, validação de problemas e ideias, além de modelagem de negócio, visando transformar a ideia em um projeto viável para o mercado.

“Eventos voltados para gerar novas ideias, novos projetos e até novas startups, que possam resolver problemas do agronegócio, são fundamentais para que possamos dar continuidade ao desenvolvimento do ecossistema de inovação para esse setor. Com o apoio de diversos parceiros, mentores e empresas, essas ideias poderão se transformar em projetos, ou até mesmo em empresas, que chegarão ao mercado para solucionar problemas reais”, reforça Lucas Ferreira, consultor do Sebrae.

Podem participar profissionais e estudantes das áreas de interesse em Agritechs, em especial Tecnologias, Engenharias, Design, Marketing e Comunicações, Ciências Agrárias e Veterinária.

“Participar de um Ideathon é, sem dúvida, uma enriquecedora oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula na vida prática e cotidiana, uma vez que a proposta corrobora para que os acadêmicos tenham uma formação mais próxima e aplicada em suas áreas de estudo. A proposta vem ao encontro da necessidade do aluno em romper barreiras, descobrir novas habilidades e competências, exercitar a capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares, raciocinando com uma visão de mercado para aprimorar soluções com potencial para se transformar em negócios inovadores”, diz a presidente da governança das IES de Londrina, Flávia Pomin Frutos.


Ao final do evento, as equipes irão apresentar seus projetos através de pichts, que serão avaliados por uma banca de jurados. Os três primeiros colocados serão premiados pelo Sebrae com quatro (04) horas de consultoria e vaga no curso de Design Sprint. Além disso, todos os participantes do Ideathon, automaticamente, já serão integrados  ao Hackathon Smart Agro, na ExpoLondrina.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas .

SERVIÇO

Ideathon Smart Agro 2023
Data: 17, 18 e 19 de março
Local: Parque Governador Ney Braga
Inscrições: 
Evento gratuito
Vagas Limitadas

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.