Clipe “Marcha da Fake News” será lançado neste sábado (1º)
O LONDRINENSE com assessoria
Gênero musical que já fez muito sucesso no Brasil na primeira metade do século passado, as marchinhas de Carnaval continuam atraindo o público pela sua simplicidade melódica e letras que podem, ou não, conter escrachos sociais e críticas políticas. Seguindo essa receita, um grupo de Londrina decidiu resgatar o estilo para dar vida à “Marcha da Fake News”, uma composição com doses de sátira ao atual comportamento de propagação de notícias falsas no Brasil.
O idealizador do projeto independente é o jornalista e compositor Marco Freire Gomes, que escreveu a letra tentando registrar esse momento delicado da sociedade, que, infelizmente, tornou-se corriqueiro, sobretudo com a criação de falsas informações do cenário político. Trata-se, então, de uma crítica festiva sobre a evolução da notícia falsa no Brasil, com duplo sentido na letra e no clipe, que será lançado no próximo dia 1º de fevereiro em várias plataformas digitais.
Logo no início da letra, o compositor faz uma menção à lendária marchinha “Cachaça”, composta pelo baiano radicado em Londrina, Marinósio Filho. Para isso, convidou a jornalista e cantora Marian Trigueiros, neta do baiano, para formar um dueto que foi gravado com a participação dos integrantes da banda de samba “Os Beto” e convidados, como Horácio Lapa. O material foi captado na Fabrika – Estúdio e Produtora, por Luciano Galbiati. O restante da letra segue o mesmo tom e o refrão promete grudar na cabeça das pessoas.
Já o clipe a ser lançado foi gravado na escola de Dança Espaço Elias Ferreira e contou com a participação de alunos e amigos. De maneira despretensiosa, Freire tentou recriar um salão de baile de Carnaval, muito tradicionais no país, que reunia vários bloquinhos. Muitos deles, inclusive, ganhavam as ruas. Em Londrina, havia o famoso “Bloco do Pirulito”, organizado pelo jornalista Apolo Thedoro, que também participou da gravação. Fantasias e adereços, portanto, não faltaram para a turma que se divertiu, de verdade, ao som da Marcha da Fake News.
Financiamento Coletivo
Para conseguir viabilizar o projeto, foi criado um financiamento coletivo para arrecadar contribuições de todos os valores. O montante será usado para custear as captações de áudio em estúdio e edição do vídeo. A campanha segue na internet até o dia 22 de fevereiro pelo endereço http://vaka.me/837164.
Aprenda a letra
Marcha da Fake News (Marco Freire Gomes)
Você pensa que cachaça é água
Cachaça é água sim
Minhoca é cobra
Saiu na televisão
Chegou. Fake news
Olha a fake news
Desfilando na avenida
Tá na boca do Brasil
Desfilando na avenida
Fake news é sucesso no Brasil
Recebeu, agora compartilha
Cancelaram o carnaval
E o dia da mentira
Virou feriado nacional
Chegou. Fake news
Olha a fake news
Desfilando na avenida
Tá na boca do Brasil
Desfilando na avenida
Fake news é sucesso no Brasil