Skip to content

Tia Telma Responde – Tenho dúvidas sobre minha sexualidade

“Fico excitada quando vejo mulheres nuas em fotos e gostaria de ter nascido homem. Será que sou lésbica?”

A leitora mandou um email com sua dúvida bem sucinto. Não deu maiores detalhes e nem informou sua idade. Mesmo assim, vou tentar responder da melhor forma possível porque estou aqui é mesmo para ajudar. Então vamos lá.

A maioria dos heterossexuais – inclusive os homens, embora neguem categoricamente -, em algum momento da vida questionou sua sexualidade. Principalmente na adolescência. A atração física por um amigo ou amiga é muito comum, num momento em que se está desenvolvendo fisicamente, conhecendo o mundo e experimentando coisas e sensações novas. É normal e nem por isso implica em “virar” homossexual.

Homossexualidade não é opção. A pessoa nasce homossexual. Desde sempre vai se sentir atraído sexual e sentimentalmente por pessoas do mesmo sexo, gênero ou como queiram chamar. O que é totalmente diferente da experimentação da juventude. Não é porque uma pessoa teve uma experiência homossexual que ela se torna homossexual. Ela pode ser, inclusive, bissexual e ter atração pelos dois gêneros. Já falei disso aqui, nesta coluna. O que também é normal.

No caso da leitora, que não disse sua idade, vamos pressupor que seja uma jovem adulta na faixa dos 20 anos. Nesse caso, os questionamentos sobre a própria sexualidade vieram tarde ou nunca cessaram. Sentir excitação com fotos de mulheres nuas foi explicado na coluna que deixei o link acima, mas repito aqui:

Um estudo da Universidade de Essex, no Reino Unido, realizada em há uns seis ou sete anos e publicada no site National Center for Biotechnology Information, uma seção do United States National Library of Medicine, apontou que as mulheres são fundamentalmente bissexuais ou homossexuais.

No teste realizado com mais de 200 mulheres, foram apresentados vídeos de homens e mulheres nus e as reações – como dilatação de pupilas – em resposta a estímulos sexuais registradas. O resultado: 82% das entrevistadas ficaram excitadas com imagens de ambos os sexos, sendo que 74% das que se identificaram como heterossexuais tiveram forte reação pelos vídeos de ambos os gêneros. Entre as assumidamente lésbicas, as reações foram só com vídeos das mulheres nuas.

Quanto a afirmação da leitora de que gostaria de ter nascido homem, às vezes eu também gostaria, mas pela liberdade maior que os homens têm do que pelo fato de me sentir desconfortável com meu próprio corpo. Se é esta questão, talvez seja o caso de buscar ajuda psicológica. Talvez seja apenas algo que possa ser resolvido com terapia. Ou talvez seja o fato de ser um homem trans no corpo ainda de uma mulher e que precisa de ajuda para sair. De qualquer forma, somente ajuda especializada poderá levar a leitora a responder todos esses questionamentos.

Mande suas dúvidas e perguntas para o email telma@olondrinense.com.br

Telma Elorza

Jornalista profissional, palpiteira e galhofeira. Adora dar pitaco na vida dos outros enquanto vai levando a sua na flauta.


Foto: cottonbro no Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.