Skip to content

22 de Março: Dia Mundial da Água

Por professor Renato Munhoz

A ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, criou o Dia Mundial da Água em 22 de março.

Segundo a ONU este dia serve para nossa reflexão a este bem precioso e essencial para a vida humana, cabendo a reflexão e ações que garantam sempre mais a potabilidade e o abastecimento da água de maneira universal.

Este dia é um “start” para os governos criarem cada vez mais a consciência de que água é política pública. Portanto cabe a nossos governantes em prefeituras, estados e federação, pensar cada vez mais na conservação, preservação e proteção da água. Garantindo de todas as formas o acesso a água potável, criando também uma grande Rede de Proteção desde a nascente até os rios, oceanos e mares. No Brasil, por exemplo, segundo o Instituto Democracia e Sustentabilidade, cerca de 34 milhões de pessoas ainda não tem acesso ao Saneamento Básico, comprometendo desta forma o acesso a água potável.

Outro elemento essencial é a Educação Ambiental sobre a água, favorecendo campanhas e processos educativos. Para que as pessoas possam de certa maneira assumir as responsabilidades concernentes a cada cidadão na preservação e uso da água.

é necessário uma conjunção de esforços para que a água seja sempre mais de todos. Que não seja alvo de disputas e conflitos. E que a dimensão de água como mercadoria não ultrapasse jamais a condição da água como elemento de vida.

Como cantou o poeta: “água, terra planeta água”, ou seja, sem água, sem-terra, sem humanidade. Muito menos cidadania.

Aquele banho renovador de cachoeira, um banho renovador após um dia de trabalho, o copo de água gelado em um dia de sede, são brindes que nos envia a Mãe Natureza. Mas também são recados para que olhemos para água como elemento sagrado da vida, para que cuidemos sempre mais. Para que as gerações futuras possam vivencia-la. E não conheça água apenas nas lágrimas de um planeta que chora e clama por ações rápidas e comprometidas.

Renato Eder Munhoz

Historiador e Teólogo, especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Coordenador de Projetos do COPATI (Consórcio de Proteção Ambiental do Rio Tibagi).

Foto: FreePik

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.