Festival Banda Nova Funcart leva MPB, punk e rock à Concha neste domingo (22)

nic

Evento marca a 15ª edição do projeto, que conta com o patrocínio do Promic. Em caso de chuva, as apresentações serão transferidas para este domingo (22) no mesmo local

O LONDRINENSE com assessoria

A mistura entre a música instrumental brasileira, o rock contemporâneo e o punk rock nacional irá embalar a Concha Acústica de Londrina na noite deste domingo (22), na 15ª edição do Projeto Banda Nova Funcart. Iniciativa contemplada com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o Projeto Banda Nova Funcart irá promover os shows de três bandas londrinenses que apostam em suas canções autorais, em etapa que antecede outras ações previstas para este semestre. As apresentações estão marcadas para terem início às 18h e, em caso de chuva, o evento será transferido para o dia seguinte, domingo, no mesmo horário.

Composta por três estudantes do curso de música da UEL, a João e Maria Trio foi criada com o objetivo de explorar possibilidades de arranjos e a improvisação dentro da MPB. A banda é formada por Maria Luiza Vazquez (contrabaixo), João Domingos (piano) e João Vitor Rissi (bateria) e irá abrir o festival com músicas autorais e releituras de temas clássicos de grandes compositores da música brasileira.

Projeto Banda Nova Funcart leva show de três bandas para Concha Acústica de Londrina, neste sábado (21).
João e Maria Trio – Fotos: Divulgação

A segunda banda da noite é o quarteto de rock contemporâneo Luimlimbo. Formada por Lukas Maria Palu (vocal), Tiago Garcia (guitarra), Gustavo Conti (contrabaixo) e Bárbara Antunes (bateria), a Luimlimbo traduz em suas canções autorais influências que vão de Foo Fighters, Nirvana, Rage Against The Machine, Idles ao excêntrico Marilyn Manson.

Luimlimbo

Formada pelo trio de jornalistas e professores Alberto Klein (contrabaixo), André Azevedo da Fonseca (guitarra e vocal) e Fábio Alves Silveira (bateria), a Nic Vigarista encerra a noite ao som de punk rock cantado em português. Com doses de humor, ironia (e autoironia) e o espírito do punk, o trio lançou o disco “Treta de Departamento”, que traz 12 canções inspiradas em temas que vão do cotidiano acadêmico à irrealidade da distopia brasileira, sem deixar de fora a crise da meia-idade!

Coordenador de produção do Projeto Banda Nova Funcart, o produtor cultural João Ribeiro destaca que novas ações estão previstas para o segundo semestre de 2024, envolvendo outras cinco bandas e artistas de Londrina selecionados por meio do edital de inscrição do Banda Nova. São elas: Gata de Botas, Regional Flor do Café, Ixã, Banda Beca Brinca e Dr. Tog.

“Em 2024, recebemos 32 inscrições de artistas de Londrina, Maringá e municípios da região Sul do estado de São Paulo e ficamos muito surpresos e animados com essa demanda”, destaca.

Ele também ressalta que a seleção por meio do edital e o evento correspondem à segunda etapa da edição de 2024. Em abril, o projeto inaugurou uma etapa de ações formativas, levando profissionais da música de Londrina para uma série de palestras sobre temas como Direitos Autorais, sustentabilidade financeira e tendências da indústria da música. “Contando com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo e inauguramos essa etapa de ações formativas, que tem o objetivo de colaborar com a cena musical de Londrina e região”, destaca.

Banda Nova Funcart 15 anos

O 15º BNF é uma iniciativa contemplada no edital de Seleção de Projetos Independentes de Bolsas de estudo e pesquisa de Criação e Ação Cultural – Londrina 90 Anos, do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina. São apoiadoras do projeto a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), Coletivo Flua Cultura e Fábrika Estúdio e Produtora.

Em 14 edições, o projeto já contou com a participação de cerca de 150 bandas e artistas solo da Região Metropolitana de Londrina (RML) e, recentemente, artistas de Maringá, Apucarana e Arapongas. Dentre os participantes das edições anteriores estão Rua do Jazz, Valter e Cambojam, Clara Striquer, Sala de Estar, Samuel Amaro, Chá de Girassol, Vitor Conor, Maracutaia do Samba, Brotherhood, Marujo Cartel, Bemol Blues Band, Samba 172, Castores e Patos, MC Sergin, Marquinhos Diet, Lobisomem, Cluster Sisters, Mucambo de Banto, entre muitos outros.

Serviço

Projeto Banda Nova

Quando: Domingo 22/09
Em caso de chuva, as apresentações serão transferidas para este domingo (22) no mesmo local.
Horário: 18h
Local: Concha Acústica de Londrina – Centro.
Instagram: @bandanovafuncart/

Compartilhe:

Anuncie no O Londrinēnse

Mais lidos da semana

Anuncie no O Londrinēnse

plugins premium WordPress