Por Cláudio Chiusoli
Qual o país no mundo que tem a maior taxa de juros reais?
Quem acha que é o Brasil, está certo!
O Brasil tem a maior taxa de juros reais do mundo (7,5% ao ano), seguida do México (5,5%), Colômbia (5,2%), Chile (4,9%) e África do Sul (2,7%).
Saiba que os juros reais acabam afetando o seu dia a dia e a palavra REAL não tem nada a ver com o nome da nossa moeda, é apenas uma coincidência.
LEIA TAMBÉM
Composição da taxa de juros reais
Para entender o conceito de taxa de juros reais, trata-se da diferença entre a taxa de juros nominal que é a taxa Selic e a taxa de inflação. Ou seja, em termos simplista, os juros reais representam a taxa de juros nominal menos a taxa de inflação.
Outra leitura do ponto de vista do investidor é que esse termo é importante porque na hora de investir ele está tentando mensurar qual o ganho real acima da inflação.
Porém, para saber o ganho real, é possível utilizar – por meio de calculadora financeira – o que entra no uso de juros compostos, mas esse é um assunto que pode ser abordado em outra ocasião.
Sabe-se que juros altos tendem a desencorajar a poupança, o consumo e investimentos, devido ao custo do crédito ser maior. Por outro lado, juros quando baixos, ocorre o contrário.
No Brasil, historicamente, os juros reais tem sido elevados devido à alta taxa de inflação, considerando que a taxa Selic é uma forma de combatê-la.
Baixar os juros reais é a proposta que o Banco Central do Brasil adota para controlar a inflação e estimular a atividade econômica.
É importante ressaltar que a taxa de juros reais pode variar ao longo do tempo, dependendo das condições econômicas e das políticas monetárias adotadas pelo governo e pelo BACEN.
Em ata, o COPOM cita que as expectativas de inflação apresentaram recuo, confirmados pelos dados do IPCA que está em desaceleração, espaço para possível queda da taxa SELIC e por consequência os juros reais.
Fique por dentro. Boa semana. Gratidão!
Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia
Cláudio Chiusoli
Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook e Instagram.
Foto: Freepik
(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.
1 comentário
Interessante hj em dia ç faz necessário ter conhecimento informações.