Skip to content

Série Bolsa de Valores: o que é a Ibovespa?

Passado a febre do Black Friday, quero comentar com você sobre o mercado de ações a respeito da expressão IBOVESPA e como entender o indicador.

O Ibovespa significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo. Trata-se do principal indicador de desempenho médio das ações negociadas na bolsa. Que era a Bovespa e agora é chamada de B3. Há mais de 500 empresas diferentes listadas ali.

O índice é composto atualmente por 68 empresas dos mais diversos ramos, como varejo, commodities, bens de consumo, bancos e outros.

É calculado em tempo real considerando os preços de todos os negócios efetuados na bolsa diariamente. É divulgado pela B3 e pode ser acompanhado on-line, por meio do Home Broker.

Basicamente, o índice é uma carteira teórica de ações que contém os ativos que movimentam os maiores volumes de negociação, algo em torno de 80% do total diário.

Entre eles, os de maior peso no volume de negócios com quase 1/3 dos negócios: Itaú (ITUB4 – 8,9%), Vale (VALE3 – 8,4%), Petrobras (PETR4 – 7,4%) e Bradesco (BBDC4 – 7%).

E como é a interpretação? Cada ponto equivale a 1 real da carteira teórica de ações que foi constituída em 02/01/1968, a partir de uma aplicação hipotética. E quando se lê ou escuta que a IBOVESPA fechou em alta ou em baixa de 2%, por exemplo, é comparado sempre com a indicador do dia anterior (pregão ocorre de segunda a sexta feira).

Em resumo, ontem (dia 11/12), o índice alcançou os 111 mil pontos, pontuação máxima histórica da bolsa brasileira, e equivale a dizer que seria o equivalente a R$ 111.000,00 (dias de hoje), para o caso se esse valor fosse aplicado na época de sua constituição, em 1968.

Dessa forma, na interpretação, seria o preço exato da carteira teórica das ações de maior liquidez da B3. E a revisão dessa carteira é realizada a cada quatro meses.

Se achou interessante e deseja saber um pouco mais sobre a IBOVESPA, acesse esse link.

Desejo uma ótima semana!

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.