Skip to content

Reservas internacionais: um escudo protetor da economia

Por Cláudio Chiusoli

As reservas internacionais do Brasil são a quantidade de moeda estrangeira guardada sob a gestão do Banco Central do Brasil, como o dólar americano, por exemplo.

Um dos seus objetivos é proporcionar condições para o pagamento de dívidas com outros países e ajudar no comércio internacional, ou seja as exportações e importações, e da mesma forma no enfrentamento de crises externas e flutuações cambiais.

Hoje, as reservas cambiais do Brasil estão em torno de US$ 360 bilhões, a sétima maior do mundo.

Só para se ter uma ideia, a China tem US$ 3,2 trilhões e é a número um do mundo.

Além das moedas estrangeiras, as reservas são contabilizadas com ouro e os chamados Direitos de Saque Especiais, que é uma forma de assistência aos países membros do FMI quando a sua situação de reservas é mais difícil.

A Argentina, por exemplo, teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional para ajudar a reconstruir o país devido aos seus baixos níveis de reservas.

Por que é importante que um país tenha grandes reservas internacionais?

  • Garantias de que pode pagar a sua dívida externa, empréstimos concedidos por outros países e organizações como o Fundo Monetário Internacional.
  • Proteger das crises cambiais e das reduções nas entradas de capitais no país;
  • Gerar confiança na moeda e na economia nacional;
  • Correções no mercado de câmbio, afetando o valor do real;

Como resultado, as reservas cambiais do Brasil estão atualmente em níveis bastante positivos, proporcionando à economia uma certa margem de segurança que vem de gestão de governos anteriores, com grande crescimento já a partir dos anos 2010.

Além disso, o Banco Central monitora continuamente as reservas e pode fazer ajustes com base nas condições econômicas internas e externas.

Resultado, o Brasil com um bom estoque de reserva é muito positivo para a economia, sendo importante para a estabilidade financeira e econômica de um país.

Tenha uma excelente semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Reservas internacionais, formadas por dólar americano e ouro, dão garantias de que os países podem pagar suas dívidas e se proteger de crises cambiais. Entenda

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do Youtube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Leia todas as colunas de Economia no Seu Dia a Dia

(*) O conteúdo das colunas não reflete, necessariamente, a opinião do O LONDRINENSE.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.