Skip to content

Por que, quando o dólar cai, o índice da bolsa aumenta? Entenda!

Por Cláudio Chiusoli

Observe a notícia: o dólar caiu 3,85% em maio, enquanto a bolsa subiu 3,22%. O índice B3, medido em pontos, valorizou acima de 111 mil pontos (Fonte: Uol Economia).

Você já verificou que uma queda no dólar vem geralmente com uma alta na bolsa brasileira? Algumas pessoas devem perguntar: qual é a relação entre esses dois indicadores?

A explicação em “Economia” é que tudo se baseia na lei da oferta e da procura.

Imagine que um investidor estrangeiro queira investir no Brasil, comprando ações. Quanto mais estrangeiros investem no Brasil, precisam converter dólares em reais. Isso faz com que o dólar se desvalorize à medida que mais dólares estão disponíveis no mercado enquanto o real se valorizará (excesso de oferta).

Por outro lado, ele usará esses reais para comprar ações na bolsa de valores. Isso valorizará o mercado de ações (excesso de demanda).

O inverso também é verdadeiro. Quando o índice do mercado de ações cai, mostra que poucas pessoas estão investindo ou estão vendendo as ações (excesso de oferta).

Esse mecanismo explica porque o preço do dólar e o índice Bovespa (B3) se movem em direções opostas na maioria das vezes.

No entanto, esta não é uma regra fixa. Quando os estrangeiros investem no Brasil, podem optar por investir em outras opções de negócios, seja em títulos públicos ou na produção ou expansão industrial. O dólar então se desvaloriza da mesma forma. No entanto, o mercado de ações poderia subir ou descer por outros motivos, dependendo da economia. Nesse caso, em dias otimistas, o dólar pode cair enquanto o mercado de ações pode subir.

Entendeu agora o motivo dessa relação inversa entre os dois indicadores?

Fique por dentro.

Boa semana. Gratidão!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.