Skip to content

Como está o cenário da economia mundial? Entenda!

Por Cláudio Chiusoli

Há tanta informação no mundo sobre a economia e seus impactos que, ao receber um relatório de uma corretora, achei muito apropriado resumir essas ocorrências com minhas contribuições, relacionados à inflação, taxas de juros e atividade econômica.

Começando pelos Estados Unidos, o relatório indica que a economia está aquecida com geração de novos empregos e vendas do varejo acima das expectativas. No entanto, como consequência, há aumento da inflação, como não vista há muito tempo.

Dessa forma, o banco central dos EUA quer restringir a demanda aumentando as taxas de juros para reduzir a inflação para 2%. A inflação atual está perto de 7%, e os juros são de 2,5% ao ano. Os mercados apostam em um período prolongado de altas taxas de juros, o que terá um grande impacto no crescimento, podendo levar a uma recessão.

O bloco europeu ainda é afetado pela guerra. A inflação atingiu um recorde de 8,6% em 12 meses. Como parte da política monetária, aumentou as taxas de juros de 0% para 0,5%. Da mesma forma, como nos EUA, também pode levar a uma recessão aos principais países europeus.

Passando para o outro lado do mundo, na China, com seus aspectos internos e nebulosos relacionados a Covid, a construção civil sente o impacto econômico. O mercado acompanha de perto a evolução do crescimento econômico da China, o que não surpreende, pois é o maior importador do mundo em torno de US$ 2,6 trilhões.

Finalmente no Brasil, agosto haverá uma nova definição da taxa SELIC. Como a inflação está dando sinais de desaceleração, já há indícios do fim do ciclo da alta dos juros e uma possível queda.

Além disso, verifica-se algo muito importante, com a queda dos preços dos combustíveis, é possível sentir o impacto positivo na queda da inflação já nesse curto período de tempo, pois o peso do transporte equivale a 20% do índice.

Ainda no Brasil, o ambiente eleitoral mostra muita incerteza, com pesquisas eleitorais publicadas não condizentes com o que se verifica em manifestações dos cidadãos nas ruas e redes sociais.

Vive-se uma época de dualismo político muito intenso, que certamente poderá afetar o sentimento do mercado e dos negócios.

Sabendo que o Brasil está no caminho certo, do ponto de vista macroeconômico, esse é o cenário, diferente em muitos países do mundo.

Fica a dica. Desejo uma ótima semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR.
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do e minhas redes sociais Linkedin, Facebook Instagram.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.