Decisão tomada na noite de quinta-feira (9) prorroga do decreto com medidas restritivas até segunda-feira, dia 20
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Embora sofrendo pressão do setor produtivo da cidade e com apenas um novo caso confirmado de coronavírus, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), decidiu, na noite desta quinta-feira (9), que o comércio deverá permanecer fechado até dia 20 de abril. A decisão foi tomada depois de uma reunião do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) – que está coordenando todas as informações da pandemia e baseando as decisões do prefeito – com lideranças locais, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e Ministério Público. Uma nova reunião está programada para hoje (10).
O grupo vai continuar acompanhando as informações sobre o coronavírus e, no dia 20, uma nova reunião deverá acontecer para definir a reabertura ou não do comércio. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, setores da indústria e construção civil também continuaram parados pelo menos até o dia 15 de abril. A partir daí, poderão voltar de maneira gradual, com normas rígidas de controle da doença e uso de EPIs.
Boletim- No boletim divulgado no final da noite, a Prefeitura informou a confirmação de somente um novo caso de coronavírus (Covid-19) no município nas últimas 24 horas, somando 61 casos confirmados. Destes, dois vieram a óbito. Segundo o boletim, 11 pacientes estão internados, nove em isolamento domiciliar e 39 já se curaram. Outros 39 casos são tratados como suspeitos e 458 foram descartados. Nenhum caso em UTI.
O novo caso parece ser do comandante do 5. Batalhão da Polícia Militar, Major Nelson Villa Jr, que informou a confirmação da doença via nota oficial. De acordo com a nota, os sintomas da Covid-19 começaram de maneira forte na segunda-feira (6) e o resultado saiu ontem (9). O policial e famílias estão em isolamento domiciliar.
Foto: Londrina Convetion Bureau