Skip to content

Eleições 2020 – Prazo para mesário faltoso justificar ausência acaba hoje

Em Londrina, diplomação dos candidatos eleitos será dia 18 e posse no dia 1, ambas em ambiente virtual

O LONDRINENSE com assessorias

Termina hoje (15) o prazo para que os mesários que faltaram ao trabalho no primeiro turno das eleições municipais apresentem uma justificativa para a ausência. Segundo o calendário eleitoral, os mesários têm um mês para fazer a justificativa após cada turno. Neste ano, o primeiro turno foi realizado no dia 15 de novembro. 

O mesário que não apresentar uma justificativa poderá ser condenado pela justiça eleitoral ao pagamento de multa de até um salário mínimo. A punição para o descumprimento pode ser de suspensão de até 15 dias de trabalho se o mesário foi servidor público ou funcionário de autarquias. 

O prazo para os mesários faltosos no segundo turno realizarem a justificativa termina em 7 de janeiro. 

Diplomação

Em Londrina, o prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos neste ano serão diplomados pelo Tribunal Eleitoral Regional do Paraná, na sexta-feira (18), às 16 horas, em cerimônia virtual transmitida pelo site da Câmara de Londrina e pelos canais do Legislativo Municipal no YouTube e Facebook. A organização é toda da Justiça Eleitoral. A Câmara apenas presta apoio com a plataforma de transmissão virtual.

A diplomação é o último passo para a posse dos eleitos, que deverá ocorrer no dia 1º de janeiro, às 18 horas, também também de forma remota, assim como ocorre nas sessões ordinárias, com transmissão ao vivo pelo site da Câmara e pelos canais no Facebook e YouTube.

De acordo com o Regimento Interno, durante a cerimônia de instalação e posse, o plenário deliberará, por maioria absoluta de votos (10 votos), se a sessão preparatória para eleição da Mesa Executiva (presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários), será instalada imediatamente ou em prazo que não ultrapasse 48 horas contadas do início da sessão de posse.

Foto: TSE

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.