Skip to content

Eleições 2020- Barbosa Neto consegue impugnar duas pesquisas

Candidato questionou a aplicação de variáveis representativas do eleitorado em ambas

Telma Elorza

O LONDRINENSE

O candidato a prefeito impugnado com recurso Homero Barbosa Neto (PDT) conseguiu impugnar duas pesquisas eleitorais que seriam divulgadas nesta quarta-feira (11), uma do Instituto Multicultural e outra da Alvorada Pesquisas. Ambas estavam registradas na Justiça Eleitoral, como determina a lei.

Segundo a contestação do candidato junto a Justiça Eleitoral, foi questionado se as pesquisas levaram em conta todas as variáveis que devem ser aplicadas numa pesquisa por amostragem. “Com esforço hercúleo, pode-se até considerar possível a realização de 960 entrevistas em três dia (sic); todavia, é flagrantemente duvidosa que a aplicação das variáveis representativas do eleitorado pesquisado, especialmente no tocante ao sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e áreas representativas do município, conforme preconizado pelo art. 33, inciso IV, da Lei nº. 9.504/97, e art. 2º, inciso IV, da Res. 23.600/2020 -TSE”, diz a petição inicial contra a Multicultural. E afirma, em ambas, que “é duvidosa a eficiência da pesquisa, pois, com exceção do sexo do eleitor, é praticamente impossível que o entrevistador, no momento da abordagem, visualize os demais atributos necessários para assegurar a proporcionalidade do eleitorado”.

E argumentou ainda, que “a pesquisa apresenta uma ponderação deficitária quanto ao nível econômico dos entrevistados, importando na insuficiente verificação, conferência e fiscalização dos dados, pois o questionário apresentado faz referência à renda familiar e não a renda do entrevistado, de modo que está dissociado do que consta do plano amostral.

Os juízes responsáveis – Maurício Boer, da 41ª Zona Eleitoral, no caso a Multicultural; e Luiz Valério dos Santos, 146ª Zona Eleitoral, no caso da Alvorada Pesquisa – acataram o pedido do candidato e deram prazo para os institutos se pronunciarem.

Foto: DivulgaCan

Compartilhar:

1 comentário

  1. Que eleição cheia de artimanhas e maracutaias. Além, de nós eleitores, enfrentarmos essa pandemia mortal, temos que assistir obrigatoriamente, essa balbúrdia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Designed using Magazine Hoot. Powered by WordPress.